| Resumo: | O presente trabalho de projeto insere-se no âmbito do mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social e resulta do trabalho realizado pela orientanda, durante 2 anos letivos, de setembro de 2019 a julho de 2021, na Escola Básica e Secundária de Canelas, enquanto mentora da Teach For Portugal (TFP). A TFP é uma organização portuguesa sem fins lucrativos que defende que o local onde uma criança nasce não deve restringir as oportunidades que tem ao longo da vida e tem como missão diminuir e prevenir as desigualdades educativas. Durante esse período de trabalho na escola, a orientanda teve oportunidade de conhecer a realidade educativa, contactando, de perto, com os desafios diários com os quais a escola se depara e também com os que lhe vão sendo colocados nos dias de hoje. Dentro desses desafios, daremos destaque ao de promover o bem-estar e o sucesso escolar das crianças e jovens, através do conhecimento das realidades dos alunos, de trazer os pais à escola por motivos aprazíveis, de promover a interação positiva entre alunos de diferentes faixas etárias e de criar equipas multidisciplinares para responder às necessidades dos mesmos.
Que soluções poderemos co-construir com a comunidade escolar para responder a estes desafios? É com a proposta do projeto de intervenção presente neste trabalho que pretendemos dar uma resposta ¿ dentro de outras várias possibilidades ¿ a essa questão. Com ¿Os Padrinhos¿, um projeto de apadrinhamento que privilegiará a educação interpares, pretendemos promover o apoio na integração dos alunos de 5º ano por parte de estudantes voluntários do 10º e 11º ano, de modo a potenciar o sucesso escolar e o bem-estar dos alunos.
Para isso, o projeto terá dois os focos de atuação: por um lado, o acompanhamento direto dos alunos de 5º ano por parte dos alunos padrinhos, com a orientação da equipa responsável pelo mesmo. E, por outro lado, a formação dos alunos de 10º e 11º ano com o objetivo de capacitá-los para esse acompanhamento, promovendo, ainda, o desenvolvimento pessoal deles.
Por fim, temos como objetivo devolver à escola este produto que partiu dela de modo a contribuir para a resposta aos seus principais desafios e necessidades, se lhe fizer sentido. |