| Resumo: | A escola é o local onde passamos a maior parte da nossa infância e juventude. Neste sentido, surgem diversos desafios como compreender como podem os sistemas educativos contribuir para o desenvolvimento de valores e de competências nos estudantes que lhes possibilitem responder aos complexos desafios que urgem nas suas vidas. Mais, à medida que o tempo passa, os estudantes são pressionados em perceber quais os percursos de vida que querem empreender e em projetar projetos futuros, tal como perceber qual o curso que querem seguir, qual a profissão que querem, um dia mais tarde, desempenhar, entre outros. Assim, entre os demais desafios que se apresentam na escola, cabe-nos perceber como podem capacitar os alunos para a construção e gestão equilibrada dos seus projetos de vida.
Metodologicamente, foi enfatizada a metodologia qualitativa recorrendo a realização de entrevistas semiestruturadas. Assim, percebemos que a principal fonte de conhecimento da presente dissertação assenta na experiência subjetiva, nas vivências e perspetivas dos participantes. Foram efetuadas 6 entrevistas a estudantes que estão a frequentar o ensino secundário.Os principais resultados do estudo permitiram perceber que a escola não tem como papel principal a construção e desenvolvimento dos projetos de vida dos estudantes e que deveria concentrar-se mais na possibilidade de descobertas de projetos de vida. Mais, deveria reforçar atividades e diversificar as forma de informação e orientação escolar e profissional. Alguns dos entrevistados estão conscientes que a escola forma cidadãos e forma identidades, mas que deveria alterar os modelos e métodos pedagógicos e valorizar outros saberes. |