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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Desqualificação escolar: Perceções sociais da equipa técnico-pedagógica e dos jovens num modelo de ensino alternativo

Aluno:Joana Rita Rodrigues de Sousa
Nº de Aluno: 190123015
 
 
Início: 2020-07-27
Inscrição Definitiva: 2021-09-17
Entrega da Tese: 2022-05-30
Defesa: 2022-07-06
 
Título da Tese: Desqualificação escolar: Perceções sociais da equipa técnico-pedagógica e dos jovens num modelo de ensino alternativo
Tema Definitivo: Desqualificação escolar: Perceções sociais da equipa técnico-pedagógica e dos jovens num modelo de ensino alternativo
Tema Provisório: Educação alternativa: contributos para uma educação inclusiva.
Resumo: Quando falamos de insucesso escolar, a sociedade em geral parece incutir a responsabilidade inteiramente no aluno, como se não existissem outros fatores associados, ou como se esses fatores não tivessem tanto peso como as capacidades cognitivas e empenho do jovem. Mas será que esta ideia pré-concebida corresponde à realidade? A questão do insucesso escolar não é um tema recente. Também não é uma problemática simples de desenvolver, visto que esta convoca vários fatores que explicam a sua génese. No entanto, neste estudo tentamos contornar esse desafio, abordando as diversas razões que podem estar por trás da desqualificação escolar. Será que o sistema escolar, intitulado de democrático, faz jus a esse título? Será que a escola ¿para todos¿ consegue mesmo chegar a todos? Será que a escola, criada no sentido de qualificar os indivíduos, tendo em conta o seu modo de funcionamento, pode desqualificá-los? E será que quando discutimos o insucesso, falamos do insucesso do aluno ou do sistema escolar? Para a elaboração deste trabalho de metodologia qualitativa, recorremos a um estudo de caso através de entrevistas semiestruturadas, recolhendo perceções sociais dos atores. Concluímos que existem bipolaridades no discurso dos diferentes profissionais, referente ao conceito e razões do insucesso escolar e que a formação académica é um fator importante na sensibilização e conscientização desta problemática. Sabemos que passos deveremos seguir para chegar ao sucesso escolar, que os jovens se mostram mais confiantes e felizes quando o fazemos e que não é o jovem, mas sim a escola que se encontra em insucesso