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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Dinâmicas escolares: práticas educativas e organizativas para assegurar o sucesso escolar e prevenir o insucesso . Um estudo de caso numa escola do interior norte do país

Aluno:Camila Andreia Afonso Moreno
Nº de Aluno: 200123002
 
 
Início: 2020-09-18
Inscrição Definitiva: 2022-09-16
Entrega da Tese: 2023-03-15
Defesa: 2023-03-29
 
Título da Tese: Dinâmicas escolares: práticas educativas e organizativas para assegurar o sucesso escolar e prevenir o insucesso . Um estudo de caso numa escola do interior norte do país
Tema Definitivo: Dinâmicas escolares: práticas educativas e organizativas para assegurar o sucesso escolar e prevenir o insucesso . Um estudo de caso numa escola do interior norte do país
Tema Provisório: Quais os mecanismos que operam na dinâmica escolar através da percepção dos atores educativos?
Resumo: A investigação apresenta os resultados de um estudo baseado na observação participada das dinâmicas organizativas da Escola Pública no Interior Norte do País em Terras de Trás-os-Montes no ano letivo de 2021/2021. De que forma as medidas aqui implementadas efetivam o direito à educação dos alunos, sucesso educativo e estão suficientemente adaptadas às necessidades do contexto, Escola Pública em contexto rural? Foram levantadas e recolhidas perceções da comunidade educativa desde os alunos, objeto principal do estudo, docentes, técnicos, funcionários, autarquia local e a associação de Pais. Numa outra vertente foi analisada ainda a especificidade de alguns dos alunos da Instituição serem deslocados da sua aldeia de origem, diariamente, será este um fator de insucesso para o percurso educativo dos alunos? A metodologia qualitativa adotada para análise em profundidade da problemática do insucesso e abandono escolar, que vem marcando ao longo dos anos este contexto, implicou a recolha de dados da observação participante realizada durante as atividades desenvolvidas junto de alunos deslocados bem como de outras medidas dinâmicas desenvolvidas no âmbito da promoção do sucesso escolar entre outras, decorrentes do dia-a-dia escolar. Foi possível analisar e compreender o contexto territorial, os processos e dinâmicas do percurso escolar influenciados pelas medidas dirigidas aos alunos deslocados, as medidas promovidas no âmbito do sucesso escolar, bem como de alguns entraves que aqui se colocam, as representações dos atores escolares e sociais sobre os problemas e futuras intervenções.