Aluno: | Francisca Maria Teixeira de Melo da Cunha | |
Nº de Aluno: | 200123004 | |
Início: | 2020-09-18 | |
Inscrição Definitiva: | 2023-11-27 | |
Entrega da Tese: | 2023-11-27 | |
Defesa: | 2023-11-27 | |
Título da Tese: | ¿A comunidade contra o Bullying | |
Tema Definitivo: | ¿A comunidade contra o Bullying | |
Tema Provisório: | Conto para Contar Inclusão da comunidade cigana nas escolas - da teoria à prática | |
Resumo: | Diversos estudos demonstram que os fenómenos do Bullying e a agressividade em contexto escolar têm vindo a aumentar nos últimos anos. Estes fenómenos apresentam consequências ao nível físico, psicológico, emocional e escolar, podendo levar à desmotivação, insucesso escolar e, problemas do foro mental. Diversos estudos revelam que as aprendizagens estão relacionadas com as emoções, e que o cérebro associa as emoções a momentos agradáveis e/ou desagradáveis e por isso torna-se fundamental que a escola se constitua como um espaço acolhedor, facilitando a aprendizagem, os vínculos afetivos e incentive a empatia e respeito mútuo. Partindo do diagnóstico social de um contexto escolar e territorial estigmatizado da cidade do Porto, o trabalho que aqui se apresenta configura um Trabalho de projeto que, tem como objetivos diminuir e prevenir as situações de Bullying/ agressividade em contexto escolar e ainda, consciencializar e capacitar os agentes educativos para a importância da comunicação e a gestão de conflitos. Aproximando-nos da metodologia de investigação-ação participativa, foram planeadas e desenvolvidas atividades que enquadraram sessões de trabalho de competências com as crianças, bem como com os agentes educativos. No final do projeto de intervenção procedemos à sua avaliação onde identificamos os efeitos nos comportamentos e atitudes das crianças. Este trabalho de projeto vem consolidar a importância da intervenção precoce ao nível da consciencialização sobre os processos de agressividade e Bullying, em particular junto de crianças de territórios sociais desfavorecidos. |