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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

¿A comunidade contra o Bullying

Aluno:Francisca Maria Teixeira de Melo da Cunha
Nº de Aluno: 200123004
 
 
Início: 2020-09-18
Inscrição Definitiva: 2023-11-27
Entrega da Tese: 2023-11-27
Defesa: 2023-11-27
 
Título da Tese: ¿A comunidade contra o Bullying
Tema Definitivo: ¿A comunidade contra o Bullying
Tema Provisório: Conto para Contar Inclusão da comunidade cigana nas escolas - da teoria à prática
Resumo: Diversos estudos demonstram que os fenómenos do Bullying e a agressividade em contexto escolar têm vindo a aumentar nos últimos anos. Estes fenómenos apresentam consequências ao nível físico, psicológico, emocional e escolar, podendo levar à desmotivação, insucesso escolar e, problemas do foro mental. Diversos estudos revelam que as aprendizagens estão relacionadas com as emoções, e que o cérebro associa as emoções a momentos agradáveis e/ou desagradáveis e por isso torna-se fundamental que a escola se constitua como um espaço acolhedor, facilitando a aprendizagem, os vínculos afetivos e incentive a empatia e respeito mútuo. Partindo do diagnóstico social de um contexto escolar e territorial estigmatizado da cidade do Porto, o trabalho que aqui se apresenta configura um Trabalho de projeto que, tem como objetivos diminuir e prevenir as situações de Bullying/ agressividade em contexto escolar e ainda, consciencializar e capacitar os agentes educativos para a importância da comunicação e a gestão de conflitos. Aproximando-nos da metodologia de investigação-ação participativa, foram planeadas e desenvolvidas atividades que enquadraram sessões de trabalho de competências com as crianças, bem como com os agentes educativos. No final do projeto de intervenção procedemos à sua avaliação onde identificamos os efeitos nos comportamentos e atitudes das crianças. Este trabalho de projeto vem consolidar a importância da intervenção precoce ao nível da consciencialização sobre os processos de agressividade e Bullying, em particular junto de crianças de territórios sociais desfavorecidos.