| Resumo: | Este estudo explora as trajetórias de vida de jovens com medida tutelar educativa de
internamento em Centro Educativo, analisando a intervenção do Sistema de Promoção e
Proteção e as razões pelas quais esta não conseguiu prevenir e mitigar o desenvolvimento de
comportamentos delinquentes mais graves. Os resultados indicam que muitos destes jovens
foram sujeitos a múltiplas intervenções anteriores, revelando a persistência de fatores de risco
e a complexidade das suas histórias de vida. Verificou-se que, em muitos casos, os fatores de
risco acumulados eram tão significativos que a medida tutelar educativa de internamento se
tornou a única opção possível. A pesquisa identificou ainda que, apesar de várias tentativas de
intervenção, problemas como a desestruturação familiar, a exposição a ambientes de violência
e o insucesso escolar permanecem constantes e contribuem para a escalada de comportamentos
delinquentes. Além disso, a falta de recursos adequados e a necessidade de uma abordagem
mais individualizada e focada no jovem surgem como fatores críticos para a eficácia das
medidas aplicadas. Assim, recomenda-se uma reflexão aprofundada sobre as políticas de
intervenção existentes, de modo a implementar estratégias mais preventivas e abrangentes, que
proporcionem um acompanhamento mais contínuo e integrado, capazes de responder às
necessidades específicas dos jovens e dos seus problemas. |