| Resumo: | O povo cigano é um grupo étnico com uma identidade própria, constituído por pessoas que
compartilham fortes laços sociais e culturais, e preservam costumes e crenças bem delineados que
dificultam a sua inclusão na sociedade maioritária. O desconhecimento e/ou incompreensão dos
códigos linguísticos e da leitura do real por parte da população cigana estão na origem de lacunas
graves na comunicação entre uma cultura maioritária (país de residência) e uma cultura minoritária
(cultura cigana). Esta incompreensão entre as partes gera, frequentemente, conflitos e transmite
estereótipos negativos, levando ao isolamento destas populações, condicionando as suas relações de
sociabilidade e o processo de integração na sociedade maioritária (Casa-Nova, 2008). Este
desencontro de culturas repercute-se na recetividade à educação, traduzindo-se em fenómenos de
analfabetismo, absentismo e abandono definitivo da escolaridade.
Este trabalho de projeto faz uma análise geral da literatura sobre a comunidade cigana e a inclusão
das crianças e jovens desta comunidade na escola portuguesas. Após fazer uma introdução sobre a
discriminação social e sobre a situação desta minoria étnica em território nacional, apresentamos
uma contextualização sobre o desempenho escolar das crianças desta comunidade em Portugal. É
feita uma descrição acerca da cultura familiar enraizada na comunidade cigana, a sua relação com a
sociedade maioritária e com a escola, e a sua influência no processo educativo. A análise critica do
estado de arte permitiu a obtenção de uma maior compreensão do papel da escola enquanto
instituição e do papel do corpo docente e de outros intervenientes no processo educativo,
evidenciando fenómenos como a segregação desta minoria étnica. Adicionalmente, foi feita uma
análise sobre as abordagens de inclusão em contexto escolar, que pretendem responder ao
insucesso e abandono escolar da cultura cigana. Por último, desenvolveu-se um projeto a nível social
com grande potencial para ser aplicado num estabelecimento de ensino, pertencente a Vila Nova de
Famalicão, com o objetivo de elaborar um plano de ações, que promovam a inclusão das crianças
ciganas no sistema educativo, através de uma atuação mediada por dois eixos orientadores,
intervenção social (Eixo 1) e intervenção pela arte (Eixo 2). |