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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

Trajetorias de Vida. Análise dos eventos contributivos para a medida de internamento de jovens em centros educativos

Aluno:Catarina Vanessa Pinto da Silva Marques
Nº de Aluno: 220123025
 
 
Início: 2022-11-04
Inscrição Definitiva: 2024-09-16
Entrega da Tese: 2025-06-06
Defesa: 2025-07-15
 
Título da Tese: Trajetorias de Vida. Análise dos eventos contributivos para a medida de internamento de jovens em centros educativos
Tema Definitivo: Trajetorias de Vida. Análise dos eventos contributivos para a medida de internamento de jovens em centros educativos
Tema Provisório: Trajetorias de Vida. Análise dos eventos contributivos para a medida de internamento de jovens em centros educativos
Resumo: Este relatório documenta o percurso do estágio profissional realizado no âmbito do Mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social, desenvolvido num centro educativo no norte do país entre novembro de 2023 e julho de 2024. O estágio teve como foco a intervenção de jovens em cumprimento de medida tutelar de internamento, com o objetivo de identificar os fatores que motivam o seu acolhimento, bem como os desafios associados à reintegração social. A investigação visou compreender os eventos que contribuíram para a primeira medida de internamento em CE dos jovens e os motivos associados aos acolhimentos subsequentes. Foram analisados os fatores sociais, económicos, familiares, educacionais e psicológicos, combinando assim na metodologia a observação participante e análise documental. A prática profissional permitiu um contacto direto com os jovens e uma análise crítica do papel do assistente social em contexto institucional. Os resultados evidenciam a necessidade de estratégias de intervenção mais individualizadas, reforço do acompanhamento pós-internamento e maior articulação com as famílias e comunidades. O estágio contribuiu para o desenvolvimento de competências técnicas e reflexivas, reforçando a importância de uma abordagem multidisciplinar e centrada no jovem, como resposta às problemáticas da delinquência juvenil e da exclusão social.