Aluno: | Carolina de Sousa Marques Mateus e Silva | |
Nº de Aluno: | 180123014 | |
Início: | 2019-10-08 | |
Inscrição Definitiva: | 2021-09-17 | |
Entrega da Tese: | 2021-10-19 | |
Defesa: | 2021-11-18 | |
Título da Tese: | AA Arte como instrumento de qualificação e valorização pública de grupos portadores de vulnerabilidade | |
Tema Definitivo: | A Arte como instrumento de qualificação e valorização pública de grupos portadores de vulnerabilidade | |
Tema Provisório: | A Arte como instrumento de qualificação e valorização pública de grupos portadores de vulnerabilidade | |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito do mestrado em Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social e resulta do trabalho realizado na Associação Espaço T, em contexto de estágio, com utentes que apresentam problemas do foro físico, psicológico e/ou mental. Através do projeto Palcos para a Inclusão, pretendia a instituição trabalhar com estes indivíduos a autoaceitação, valorização, e reconhecimento das suas capacidades, apesar das limitações com que se podem confrontar. Pretendia igualmente trabalhar as ideias pré-concebidas que a sociedade de que todos fazemos parte tende a desenvolver sobre os indivíduos que experimentam algum daqueles tipos de problemas, demonstrando publicamente os seus conhecimentos e competências no campo de diversas expressões artísticas ¿ dança, música e teatro. Será a arte um veículo de aproximação, aceitação e inclusão de todos, independentemente das particularidades de cada um? Esta foi genericamente a questão que colocamos, que problematizamos e a que procuramos responder com a nossa integração e o nosso acompanhamento das actividades do projecto Palcos para a Inclusão no âmbito da modalidade estágio que escolhemos para desenvolver o nosso trabalho final de mestrado. |