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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

(RE) CONSTRUINDO PERCURSOS DE VIDA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA UMA FUTURA EMANCIPAÇÃO DE JOVENS MÃES: UM TRABALHO DE PROJETO

Aluno:Andréa Rodrigues
Nº de Aluno: 190123009
 
 
Início: 2020-07-27
Inscrição Definitiva: 2021-09-17
Entrega da Tese: 2022-03-25
Defesa: 2022-05-05
 
Título da Tese: (RE) CONSTRUINDO PERCURSOS DE VIDA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA UMA FUTURA EMANCIPAÇÃO DE JOVENS MÃES: UM TRABALHO DE PROJETO
Tema Definitivo: (RE) CONSTRUINDO PERCURSOS DE VIDA ATRAVÉS DO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA UMA FUTURA EMANCIPAÇÃO DE JOVENS MÃES: UM TRABALHO DE PROJETO
Tema Provisório: Desenvolvimento de competências para a conquista da autonomia.
Resumo: O presente trabalho de projeto foi realizado em uma Comunidade de Inserção, que acolhe crianças e suas progenitoras; tendo como finalidade compreenção do trabalho implementado no dia-dia desta instituição. Este projeto visa conhecer essas jovens mães e os motivos que levaram à institucionalização, as dificuldades pra uma futura autonomização e também o trabalho realizado pelas equipas desta instituição, para promoção do desenvolvimento de competências dessas jovens e dos seus filhos. Tendo em vista as dificuldades relativas à falta de competências de vida dessas jovens, para uma transição da vida institucional para a vida autónoma, este trabalho tem como objetivo potenciar o desenvolvimento de competências para o projecto de vida das jovens neste contexto. Desta maneira observamos o quotidiano dessas jovens dentro da Comunidade de inserção, assim identificando as fragilidades e dificuldades de cada uma, para uma futura autonomização, bem como as suas potencialidades, procuramos deste modo planificar estratégias de intervenção com vista à sua autonomização e transição para uma vida independente. Buscando conhecer o trabalho das equipas para este percurso, conhecendo as rotinas de trabalho, participando no convívio dentro da Comunidade de Inserção, assim identificando aspectos que a instituição realiza e outros que podem vir a ocorrer neste processo de desenvolvimento de competências. O projeto foi planejado para ter duração de um ano, e no inicio era Estágio, mas infelizamente com a pandemia, tivemos que mudar de modalidade para Trabalho de Projeto. Assim concebido com propósito de trabalhar as dificuldades de desenvolvimento de competências das jovens, apresentamos um plano de ação a implementar no trabalho das equipas com este público. Apostamos na realização de oficinas de grupo com as jovens, possibilitando o desenvolvimento de competências, por meio de atividades lúdico-pedagógicas, assim favorecendo o seu processo de mudança pelo desenvolvimento da autonomia para o seu projecto de vida.