Aluno: | Patrícia Alexandra Ferreira Moreira | |
Nº de Aluno: | 190123014 | |
Início: | 2020-07-27 | |
Inscrição Definitiva: | 2021-09-17 | |
Entrega da Tese: | 2022-07-21 | |
Defesa: | 2022-09-28 | |
Título da Tese: | ¿A importância da preparação de um processo de autonomia para o sucesso pós institucional¿ | |
Tema Definitivo: | ¿A importância da preparação de um processo de autonomia para o sucesso pós institucional¿ | |
Tema Provisório: | O papel das casas de acolhimento na preparação da autonomia dos jovens. | |
Resumo: | IV Resumo A presente investigação estudo tem como objetivo principal por objetivo central analisar as perceções dos jovens que experienciam o acolhimento residencial acerca do seu processo de autonomia, bem como da forma como vivenciam a sua preparação. Pretende-se analisar de que forma os técnicos das instituições preparam a saída dos jovens durante o processo de acolhimento residencial, bem como as suas perceções sobre a sua importância para o sucesso da saída. No sentido de compreender estas questões foi realizado um estudo com 4 jovens da ¿casa da eira¿, através de entrevista realizada para o efeito. Foi utilizado neste estudo o método de analise qualitativa, pois a técnica aplicada foi a entrevista semiestruturada. É importante analisar as perceções que os jovens têm sobre a medida de acolhimento, ou seja, sobre os valores, as políticas da organização, sobre as rotinas da instituição, nas atividades, relações sociais e, de forma particular sobre o seu processo de autonomia e formação profissional. Os objetivos gerais do estudo centraram-se nas experiências e vivencias dos jovens ao longo do processo de institucionalização, principalmente a preparação do seu processo de autonomia A investigação realizada permitiu concluir que ainda é necessário trabalhar alguns aspetos das competências de autonomia nos jovens, como a gestão de dinheiro e a utilização de serviços. Deve também ainda estar presente na sua política organizativa e nas práticas profissionais, o trabalho com as famílias biológicas e o acompanhamento dos jovens pós-institucionalização. |