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Tese de Intervenção Social na Infância e Juventude em Risco de Exclusão Social

A Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente Social

Aluno:Inês Silva Girão
Nº de Aluno: 210123001
 
 
Início: 2021-09-17
Inscrição Definitiva: 2023-09-15
Entrega da Tese: 2024-01-11
Defesa: 2024-03-19
 
Título da Tese: A Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente Social
Tema Definitivo: A Relação Escola-Família no Sucesso Escolar do Aluno: Responsabilidades do Assistente Social
Resumo: O ambiente familiar é o primeiro e mais importante espaço para a estruturação e desenvolvimento da personalidade, portanto quando há uma mudança neste ambiente, como a entrada da criança na vida escolar, assiste-se à uma abertura da família para um sistema exterior. A relação que se estabelece entre a escola e a família é considerada como a chave-mestra para o sucesso escolar dos alunos, porém quando não estão adequadamente envolvidos na educação dos seus educandos, gera desmotivação e insucesso, entrando aqui as responsabilidades que o assistente social poderá assumir, de forma a restabelecer as relações familiares e escolares. A presente investigação tem como população-alvo as turmas do 3º e 4º ano, professores e assistentes sociais, de algumas escolas do concelho da Figueira da Foz. Caracterizando-se como uma metodologia mista, combinando inquéritos por questionário, entrevistas semiestruturadas, análise de conteúdo e observação direta. Como objetivo geral procura-se compreender qual o impacto que a relação escola-família apresenta perante o sucesso ou insucesso escolar dos educandos e como o assistente social pode auxiliar nas dificuldades que surjam. Constatou-se que a parceria entre os encarregados de educação e professores tem o poder de salvaguardar uma educação com qualidade e promover o sucesso escolar, nomeadamente quando a família se interessa e envolve no mundo educativo. A intervenção do assistente social, surge, aliado às suas capacidades e funções, acompanhando os alunos e as suas famílias em situações de risco social, que num processo colaborativo, há a construção de respostas e soluções para atenuar as problemáticas encontradas