Aluno: | Ana Cristina Moreira da Costa | |
Nº de Aluno: | 210124003 | |
Início: | 2021-09-17 | |
Inscrição Definitiva: | 2022-09-16 | |
Entrega da Tese: | 2023-09-26 | |
Defesa: | 2023-11-15 | |
Título da Tese: | Atraso Global de Desenvolvimento Os estilos parentais enquanto preditores da proteção ou do risco. | |
Tema Definitivo: | Atraso Global de Desenvolvimento Os estilos parentais enquanto preditores da proteção ou do risco. | |
Tema Provisório: | Atraso Global de Desenvolvimento Os estilos parentais enquanto preditores da proteção ou do risco. | |
Resumo: | O desenvolvimento carateriza-se como um processo dinâmico e multifatorial, criado a partir da combinação de diversos fatores (biológicos, ambientais, familiares e sociais), com caráter de proteção e/ou de risco, pelo que será enorme a variabilidade entre crianças com processos normativos de desenvolvimento e crianças com alterações de desenvolvimento. Enquadrado na categoria das Perturbações de Desenvolvimento Intelectual, o Atraso Global de Desenvolvimento é um conceito aplicável a crianças entre os 0 e os 5 anos, que não cumprem as etapas de desenvolvimento esperadas para a sua faixa etária. A Organização Mundial da Saúde estima que cerca de 10% da população mundial apresente algum tipo de deficiência ou incapacidade e, aproximadamente, 4 a 5% das crianças até aos 5 anos apresenta atraso global de desenvolvimento (Vale, Maria do Carmo, 2020). Na sociedade atual, a família permanece como a principal rede de suporte, ajuda e cuidados. Contudo, a permanente prestação de cuidados exige um esforço contínuo a nível físico, psicológico, social e económico, provocando muitas vezes sobrecarga, pelo que se revela fundamental compreender e conhecer a vida e a qualidade de vida percecionada pelos cuidadores, de modo a intervir junto dos mesmos, promovendo o seu bem-estar geral e a melhoria da sua qualidade de vida. Assim, o objetivo geral do estudo passou por, a partir do conhecimento dos estilos e práticas parentais utilizados pelas figuras de vinculação de crianças entre os 0 e os 6 anos, com atraso global de desenvolvimento e/ou risco grave de atraso de desenvolvimento, compreender de que modo os estilos utilizados se manifestam como fatores de proteção ou de risco para a exposição dos menores a situações de vitimização. Para o efeito, foram utilizados para a recolha de dados três instrumentos: um Questionário de Caraterização Sociodemográfica, a Escala WHOQOL-BREF- Adaptação Portuguesa do WHOQOL-BREF (World Health Organization Quality of Life- BREF) e o Questionário de Estilos e Dimensões parentais (QEDP): Versão Reduzida- Adaptação Portuguesa do Parenting Styles and Dimensions Questionnaire (PSDQ)- Short Form. Os resultados demonstram que, na sua maioria, as famílias participantes recorrem a estilos e práticas parentais de caráter positivo, para educação e socialização das suas crianças. Contudo, a seleção destes estilos pode ser influenciada por um conjunto de fatores internos e/ou externos ao próprio cuidador. |