• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Mestrado > MSS > Teses > Tese > Tese de Serviço Social

Tese de Serviço Social

O Assistente Social em Contexto Escolar - Emergência do Trabalho Social Interdisciplinar Colaborativo para o Sucesso Escolar dos Alunos

Aluno:Lurdes Martins Abraúl
Nº de Aluno: 210124006
 
 
Início: 2021-09-17
Inscrição Definitiva: 2022-09-16
Entrega da Tese: 2024-02-23
 
Título da Tese: O Assistente Social em Contexto Escolar - Emergência do Trabalho Social Interdisciplinar Colaborativo para o Sucesso Escolar dos Alunos
Tema Definitivo: O Assistente Social em Contexto Escolar - Emergência do Trabalho Social Interdisciplinar Colaborativo para o Sucesso Escolar dos Alunos
Tema Provisório: O Assistente Social em Contexto Escolar - Emergência do Trabalho Social Interdisciplinar Colaborativo para o Sucesso Escolar dos Alunos
Resumo: O acompanhamento da família no processo de desenvolvimento dos filhos é algo primoroso. Por este motivo, nasce a constante necessidade da escola estar em estreita articulação com a família e comunidade e avaliarmos a necessidade das mesmas serem orientadas ou que sintam que possam ser apoiadas na escola onde os educandos estão inseridos. A presente dissertação centra-se na prática e na necessidade do assistente social exercer funções de forma efetiva nas equipas multidisciplinares das escolas. Por conseguinte, através do processo investigativo percebeu-se o quão necessário é o trabalho social nas escolas. A investigação sustentou-se de uma metodologia qualitativa e quantitativa com o objetivo avaliar e comprovar, cientificamente, a necessidade de um departamento que acolhe assuntos de cariz social, e, que agrega uma equipa multidisciplinar composta por diferentes profissionais da área social em todos os agrupamentos de escolas. Consequentemente esta investigação promoverá a afirmação da identidade profissional do assistente social e a integração do mesmo em contexto escolar. Metodologicamente foi aplicado um inquérito por questionário com uma amostra de 40 docentes oriundos de vários agrupamentos da zona norte. Também foi realizado três entrevistas semiestruturadas a duas assistentes sociais e uma psicóloga. Verifica-se que o foco da prática do assistente social escolar é intervir junto dos alunos e famílias com problemas de indisciplina, abandono e absentismo escolar e consequentemente insucesso escolar. Este articula com a comunidade educativa e rede social do concelho, com vista em resolver as problemáticas em questão. E confirma-se claramente através dos inquéritos aos docentes que os assistentes sociais são necessários nos quadros de escola, independentemente o agrupamento de escolas (AE) ser ou não ser território educativo de intervenção prioritário TEIP.