Aluno: | Sílvia Carina Sousa e Silva | |
Nº de Aluno: | 210124008 | |
Início: | 2021-09-17 | |
Inscrição Definitiva: | 2022-09-16 | |
Entrega da Tese: | 2023-09-29 | |
Defesa: | 2023-01-27 | |
Título da Tese: | Conto para Contar Inclusão da comunidade cigana nas escolas - da teoria à prática | |
Tema Definitivo: | Conto para Contar Inclusão da comunidade cigana nas escolas - da teoria à prática | |
Tema Provisório: | Conto para Contar Inclusão da comunidade cigana nas escolas - da teoria à prática | |
Resumo: | O povo cigano é um grupo étnico com uma identidade própria, constituído por pessoas que compartilham fortes laços sociais e culturais, e preservam costumes e crenças bem delineados que dificultam a sua inclusão na sociedade maioritária. O desconhecimento e/ou incompreensão dos códigos linguísticos e da leitura do real por parte da população cigana estão na origem de lacunas graves na comunicação entre uma cultura maioritária (país de residência) e uma cultura minoritária (cultura cigana). Esta incompreensão entre as partes gera, frequentemente, conflitos e transmite estereótipos negativos, levando ao isolamento destas populações, condicionando as suas relações de sociabilidade e o processo de integração na sociedade maioritária (Casa-Nova, 2008). Este desencontro de culturas repercute-se na recetividade à educação, traduzindo-se em fenómenos de analfabetismo, absentismo e abandono definitivo da escolaridade. Este trabalho de projeto faz uma análise geral da literatura sobre a comunidade cigana e a inclusão das crianças e jovens desta comunidade na escola portuguesas. Após fazer uma introdução sobre a discriminação social e sobre a situação desta minoria étnica em território nacional, apresentamos uma contextualização sobre o desempenho escolar das crianças desta comunidade em Portugal. É feita uma descrição acerca da cultura familiar enraizada na comunidade cigana, a sua relação com a sociedade maioritária e com a escola, e a sua influência no processo educativo. A análise critica do estado de arte permitiu a obtenção de uma maior compreensão do papel da escola enquanto instituição e do papel do corpo docente e de outros intervenientes no processo educativo, evidenciando fenómenos como a segregação desta minoria étnica. Adicionalmente, foi feita uma análise sobre as abordagens de inclusão em contexto escolar, que pretendem responder ao insucesso e abandono escolar da cultura cigana. Por último, desenvolveu-se um projeto a nível social com grande potencial para ser aplicado num estabelecimento de ensino, pertencente a Vila Nova de Famalicão, com o objetivo de elaborar um plano de ações, que promovam a inclusão das crianças ciganas no sistema educativo, através de uma atuação mediada por dois eixos orientadores, intervenção social (Eixo 1) e intervenção pela arte (Eixo 2). |