Código: | GS1202 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 26 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 |
Teóricas: | 26,00 |
Orientação Tutorial: | 13,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Adquirir conhecimentos no domínio da psicologia do envelhecimento que contribuam para uma intervenção profissional adequada e gratificante nas problemáticas do envelhecimento e da velhice. 2. Aplicar os conhecimentos na compreensão do comportamento dos gerontes, integrados nos seus contextos globais de existência. 3. Consultar fontes bibliográficas e aplicar os conhecimentos na realização dum trabalho.
1. Envelhecimento e capacidades sensoriais e motoras 1.1. Mudanças nas capacidades sensoriais (visual, auditiva, gustativa). 1.2. Equilíbrio e controlo postural. 2. Envelhecimento e cognição 2.1. Percepção e atenção 2.1.1. Conceito de limiar 2.1.2. Os efeitos da idade nas diferentes modalidades sensoriais e actividades perceptivas. 2.2. Memória 2.2.1. A memória humana é constituída por sistemas múltiplos. 2.2.2. As dissociações associadas ao tempo de armazenagem da informação. 2.2.3. As dissociações ligadas ao carácter intencional ou não da actividade mnésica. 2.3. Programas de treino cognitivo 3. Envelhecimento e personalidade: 3.1. A personalidade: um conceito multiforme 3.2. A abordagem psicométrica 3.3. A abordagem desenvolvimentista 3.4. A abordagem cognitiva e sócio cognitiva 3.5. Teoria psicanalítica e envelhecimento da personalidade 4. Papéis e expectativas sociais sobre o idoso. 5. Prevenção e saúde dos idosos 5.1. Comportamentos saudáveis 5.1.1. Factores individuais 51.2. Factores sociais 5.1.3. Factores do meio 5.2. Modelo “PRECEDE” de intervenção nos factores que influenciam os comportamentos saudáveis 5.2.1. Factores que induzem as predisposições para adoptar comportamentos saudáveis 5.2.1.1. Informação 5.2.1.2. Atitudes 5.1.2.3. Valores e crenças 5.2.2. Factores facilitadores 5.2.2.1. Recursos pessoais e do meio ambiente 5.2.2.2. Acessibilidade 5.2.2.3. Habilidades especiais 5.2.3. Factores de reforço 5.2.3.1. Ao nível do indivíduo 5.2.3.2. Ao nível do meio envolvente 6. Saúde e bem-estar do idoso: 6.1.Incapacidades funcionais 6.1.1.Actividades do dia-a-dia e actividades instrumentais 6.1.2. Aspectos psicológicos e sociais da doença física 7. A pessoa idosa e a saúde: 7.1. Situações clínicas mais frequentes 7.1.1. Perturbações do sono 7.1.2. Perturbações sexuais 7.1.3. A doença crónica 7.1.4. Os estados terminais. 8. Envelhecimento e família. 9. Envelhecimento e género.
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PAUL, Maria Constança ;Lá para o fim da vida : idosos, família e meio ambiente, Coimbra: Almedina, 1997. ISBN: 972-40-1000-7 |
A) Aulas teóricas. B) Comentário escrito e oral de textos lidos (artigos, livros). C) Realização de trabalhos individuais.
Trabalho + teste/2 para aqueles que optarem pela avaliação distribuída. Resultado do exame para os que optarem pela avaliação final.
Trabalho individual escrito, a entregar até à última aula antes das férias da Páscoa. Os alunos podem optar por dois grandes temas: envelhecimento e cognição ou envelhecimento e personalidade.
Os trabalhos são apoiados nas aulas de orientação tutorial e no horário de apoio aos alunos.