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Estatística 1


Código: SS1910231    Sigla: E1
Áreas Científicas: Teoria Social Aplicada

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 54 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 3,5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TURMAU

Teórico-Práticas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Helder Fernando Cerqueira Alves   1,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Fornecer aos alunos os conceitos e práticas da estatística descritiva com maior relevância para análise de estudos empíricos em ciências sociais. Contribuir para a formação pluridisciplinar dos técnicos de serviço social. Mostrar a importância da análise estatística na actividade do assistente social; Promover a aquisição de conhecimentos que permitam concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo; Contribuir para a compreensão dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade, como forma de aumentar a probabilidade de sucesso da intervenção social; Promover a aplicação da estatística descritiva a casos concretos, através da utilização do programa informático SPSS (Statistical Package for the Social Sciences).

Programa

1. Introdução geral: âmbito e objectivo da estatística; População e Amostra; Fases do Método de Análise Estatística; Estatística Descritiva; Tipos de amostragem; Dados qualitativos e dados quantitativos (escalas de medida).
2. Técnicas de tratamento de dados

2.1. Distribuição de frequências. Representação Gráfica
2.2. Medidas de Localização
2.3. Medidas de Dispersão
2.3.1.Medidas de dispersão absoluta - Intervalo de variação - Intervalo inter-quartis - Desvio médio absoluto - Variância e Desvio padrão
 2.3.2.Medidas de dispersão relativa (cof. de dispersão e coef. de variação)
2.4. Medidas de Forma
2.5. Diagrama de extremos e quartis
2.6. Medidas de concentração. Curva de Lorenz e Índice de Gini
3. Análise da relação entre duas variáveis quantitativas.
3.1. Diagrama de dispersão
3.2. Análise da força da associação entre duas variáveis recorrendo ao "Coeficiente de correlação - r" e ao "Coeficiente de determinação - R2"
3.3. Análise de Regressão - Regressão linear simples. Método dos mínimos quadrados 
4. Introdução à análise estatística de dados com o SPSS
4.1. Codificação de variáveis no SPSS. 
4.2. Manipulação de variáveis (recodificação, criação de novas variáveis, etc.)
4.3. Introdução à análise descritiva de dados com o SPSS.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

O estudo desenvolvido no no programa apresentado fornece conhecimentos básicos de estatística descritiva exploratória com vista à sua aplicação no cálculo e interpretação de indicadores, permitindo dessa forma concetualizar, modelizar e avaliar estudos de campo, assim como contribuir para a interpretação dos processos decisórios baseados no estudo empírico da realidade.

Bibliografia Principal

Elizabeth Reis;Estatística Descritiva, Edições Sílabo, 2002
Hill, M.M. e Hill, A;Investigação por questionário, Edições Sílabo, 2000
Bryman, A. e Cramer, D.;Análise de Dados em Ciências Sociais. Introdução às técnicas utilizando o SPSS, Celta Editora, 1992
Maroco, J.;Análise Estatística ¿ Com utilização do SPSS Statiscs, ReportNumber, Pero Pinheiro, 2011

Métodos de Ensino

Demonstrativo (Aulas expositivas)

Activo (aulas de realização de exercícios práticos)


Nas aulas teórico-práticas, os métodos de ensino serão predominantemente expositórios (demonstrativos).

Nas aulas de orientação tutorial, serão resolvidos problemas sob orientação do professor prevalecendo uma forte interação entre os conceitos teóricos e a sua aplicação concreta. É ainda realizado um apoio individual aos alunos.


O ensino da unidade curricular é complementado com o período de atendimento aos alunos.


Modo de Avaliação

1

Avaliação Contínua

A avaliação à unidade curricular de Estatística 1, é constituída pelas seguintes modalidades:

1) Avaliação distribuída: será feita com recurso a dois testes que decorrerão durante o período de aulas, em data a combinar com o docente da unidade curricular; ou
2) Exame Final: realização de um exame escrito final (Exame final de época normal - teste escrito individual a realizar na época normal de exame final das disciplinas semestrais do 1º semestre - ponderação de 100%). Este teste ocorrerá em Janeiro do respectivo ano letivo, na data definida para os exames do fim do 1º semestre; ou
3) Exame de recurso.

Avaliação Final

A nota final dos alunos que estão em Avaliação distribuída é calculada através da média aritmética dos dois testes de A.D. (100%). São aprovados os alunos que tenham nota igual ou superior a 9,5 valores. - Os alunos cuja avaliação é em Exame Final ou Exame de Recurso, são aprovados com nota igual ou superior a 9,5 valores.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas teórico-práticas são predominantemente demonstrativas (expositórias), com o objetivo de ensinar aos alunos os conhecimentos básicos em Estatística Descritiva e respetiva aplicação em contexto prático.

Nas aulas de orientação-tutorial os alunos resolvem problemas concretos que lhes permitem aplicar os conhecimentos adquiridos e ainda esclarecer dúvidas sobre a matéria lecionada.
A parte do programa relativa ao SPSS, terá um caráter demonstrativo/expositivo, centrando-se na explicação das potencialidades deste software estatístico, nomeadamente, no tratamento de informação relacionada com a área de serviço social.