Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Fornecer aos alunos conhecimentos substantivos sobre as grandes evoluções das sociedades contemporâneas de modo a romper com as visões de senso comum relativamente a um conjunto de fenómenos sociais: a) Desenvolver a capacidade de compreensão e de análise científica da génese dos problemas sociais b) Desenvolver a capacidade de compreensão da especificidade dos padrões de desenvolvimento da sociedade portuguesa enquanto sociedade de desenvolvimento intermédio c) Desenvolver a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural no seio da própria sociedade portuguesa
Programa
Divisão do trabalho, dinâmicas económicas e integração social 1. Conceitos básicos: instituições económicas, trabalho, emprego, divisão técnica e social do trabalho, sectores e ramos de actividade económica, população activa/inactiva, taxa de actividade, taxa de desemprego, profissão e situação na profissão, qualificação, terciarização, integração social 2. A insegurança no/do emprego. 2.1. O desemprego de massa na «era da globalização» 2.2. A precarização das relações contratuais 2.3. Metamorfoses da questão social: relação salarial concorrencial; relação salarial fordista; a regressão social desde o último quarto do séc. XX 3. Satisfação e sofrimento no trabalho: a evolução dos sistemas de trabalho 3.1. Do sistema de trabalho oficinal ao taylorismo/crise do trabalho operário 3.2. Toyotismo, organização qualificante e intensificação do ritmo de trabalho
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
As transformações económicas a que as sociedades modernas têm vindo a assistir produzem profundas desigualdades sociais em matéria de acesso ao mercado de emprego e geram problemas sociais como o desemprego crescente, a precarização do emprego e novas formas de sofrimento no trabalho. Romper com visões estereotipadas sobre a realidade social nesta matéria, nomeadamente as que colocam no indivíduo e nas suas características a génese dos problemas (como o desemprego, por exemplo) é fundamental para a intervenção do Assistente Social. Nesse sentido, o programa da disciplina contempla um conjunto de conceitos e de teorias cujo domínio é fundamental para compreender a génese dos problemas sociais em estudo, assim como as próprias particularidades de desenvolvimento da sociedade portuguesa.
Bibliografia Principal
Almeida, J. F. (coord.) ;Introdução à Sociologia, Lisboa: Universidade Aberta, 1994
Bauman, Z.;Trabajo, consumismo y nuevos pobres , Barcelona : Gedisa, 2008
Giddens, A.;O Mundo na Era da Globalização, Lisboa: Editorial Presença, 2017
Freire, J.;Sociologia do Trabalho, Porto, Afrontamento, 2002
Giddens, A. ;Sociologia, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian., 2004
Kovacks, I.;Flexibilidade e crise de emprego: tendências e controvérsias. SOCIUS Working Papers, 8, ISEG, Lisboa, 2006
Mousli, M. ;Taylor et l¿organisation scientifique du travail. Alternatives Economiques, 251, 2006
Ortsman, O.;Mudar o trabalho, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1984
Parienty, A. ;L' organisation du travail a-t-elle vraiment changé?, Alternatives Economiques, 238, 2005
Sá, T. ;¿Precariedade¿ e ¿trabalho precário¿: consequências sociais da precarização laboral. Configurações, Revista de Sociologia, 7, FLUP, 2010
Santos, B. de S. ;Estado e Sociedade em Portugal (1974-1988), Porto, Afrontamento, 1990
Standing, G. ;O precariado. A nova classe perigososa, Lisboa, Presença, 2014
Observações Bibliográficas
Para além da bibliografia indicada, a docente poderá sugerir outras obras no decurso das aulas.
Métodos de Ensino
A disciplina de Fenómenos Societais 1 é uma disciplina teórica. Não obstante, as aulas não se traduzem em mera exposição de conteúdos mas contemplam, simultaneamente, actividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem e que contrariam a lógica da mera memorização de conteúdos: exercícios práticos de realização de cálculos de diversos indicadores com o objectivo de treinar o raciocínio; análise de resultados de cálculos efectuados ou de dados estatísticos com o objectivo de identificar fenómenos sociais, leitura e discussão de textos fornecidos, visualização de filmes/documentários sobre a realidade portuguesa em matéria de organização económica. Os alunos podem realizar a avaliação distribuída (trabalho de grupo + teste escrito) ou o exame final.
Modo de Avaliação
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Avaliação Contínua
Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que é composta pelos seguintes elementos:
a) Um trabalho de grupo (grupo de 3 a 4 estudantes) com componente escrita (20%) e componente oral (10%) ¿ ponderação total de 30%. Para o efeito, os alunos devem consultar o guião orientador disponível no Sigarra. As apresentações decorrerão no dia 16 de novembro de 2021. O relatório é entregue impresso em papel no dia da apresentação.
b) Um teste escrito individual a realizar na época normal de exame final das disciplinas semestrais do 1º semestre e comportando a matéria dos pontos 2 e 3 do programa (ponderação de 70%). Este teste ocorrerá em Janeiro de 2022, na data definida para os exames do fim do 1º semestre.
2. Exame Final (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos): Realização de um exame escrito final.
Avaliação Final
Avaliação distribuída
Trabalho de grupo = 30% (20% componente escrita + 10% componente oral)
Teste = 70%
Exame final
Exame = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
De acordo com as normas do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A compreensão e análise científica da génese dos problemas sociais estreitamente relacionados com as transformações económicas, bem como a capacidade de observar e interpretar a diversidade sócio-cultural da sociedade portuguesa, não se coadunam com a mera memorização de conteúdos. O recurso a estratégias pedagógicas que passam pela implicação activa dos alunos no processo de aprendizagem e conhecimento, através da realização de exercícios práticos diversificados, revela-se a mais adequada.