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Sociologia do Envelhecimento I


Código: GS1101    Sigla: SE1

Ocorrência: 2011/12 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 14 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1TurmaU

Teóricas: 24,00
Orientação Tutorial: 12,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marielle Christine Gros   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marielle Christine Gros   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Compreender que o envelhecimento é um fenómeno social total (isto é, multidimensional e indissociável dos contextos sociais onde ocorre), susceptível de ser perspectivado por uma pluralidade de ciências sociais; - Reunir contributos de várias ciências sociais a fim de desinstalar preconceitos e ideias estereotipadas acerca do envelhecimento.

Programa

1. Análise demográfica e gerontologia social. O envelhecimento demográfico resulta da conjugação de dois fenómenos: a diminuição da natalidade (envelhecimento na base da pirâmide etária) e o aumento da esperança de vida (envelhecimento no topo da pirâmide etária). 1.1 Principais indicadores para medir o envelhecimento demográfico de uma dada população: proporção de jovens e idosos; índice de envelhecimento; idade média da morte; esperança média de vida à nascença; proporção de idosos e de “muito idosos”; índices de dependência e índice de sustentabilidade potencial. 1.2 Factores sociais explicativos do envelhecimento demográfico nas sociedades desenvolvidas. 1.3 O envelhecimento demográfico não é um fenómeno homogéneo: estruturas etárias e assimetrias de desenvolvimento entre grandes regiões do mundo, países europeus, regiões do território português. 2. Perspectiva antropológica do envelhecimento 2.1. Envelhecimento e diversidade cultural. 2.1.1. Os contributos da Antropologia permitem-nos entender que a economia, a estrutura hierárquica da sociedade, a religião, as instituições familiares determinam a condição social dos idosos e contribuem para a diversidade das suas condições de existência. 2.1.1.1. Sociedade em que os velhos são valorizados, 2.1.1.2. Sociedades «simples» em que a idade avançada não é fonte de prestígio, nem garantia de um tratamento respeitador da dignidade. 2.2. As atitudes perante a morte também variam consoante as sociedades. 2.2.1. Contributos de N. Elias para o estudo da transformação das atitudes face à morte nas sociedades modernas. 2.2.1.1. O crescente isolamento dos moribundos é um sinal que revela a fragilidade face à consciência da própria morte. 2.2.1.2. Os vários factores que levam a recalcar a ideia da morte. 2.2.1.3. A incapacidade de trazer a quem está a morrer a ajuda e afeição de que necessita quando se despede dos humanos. 2.2.1.4. Nas sociedades industriais altamente urbanizadas, a morte é muito mais discreta e higiénica mas, também, muito mais solitária.

Bibliografia Principal

M.J.V. Rosa e P. Chitas;Portugal: os Números, FFMS, 2010
O envelhecimento em Portugal, Situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas, Lisboa, INE, 2002
A. Fernandes;Velhice e Sociedade, Oeiras, Celta, 1997
S. de Beauvoir;Vieillesse, Paris, Gallimard, 1970
J.M. Nazareth;«Os grandes cenários de evolução do envelhecimento demográfico de Portugal no contexto da União Europeia até ao ano de 2050», In: População e Sociedade, nº 5
N. Elias;A solidão dos moribundos, Rio de Janeiro, Zahar, 2001
A. J. Esteves;«Envelhecimento: contas da idade e a contas com modos de viver e morrer», In. Trabalhos de Antropologia e Etnologia, vol. 43, Porto, Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, 2003

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: pedagogia centrada nos receptores das mensagens e baseada na articulação entre exposições a cargo da docente e momentos de reflexão e debate, mobilizando os contributos dos estudantes; Aulas de orientação tutorial: apresentação e discussão de exercícios realizados pelos estudantes (leitura e análise de informações estatísticas; apresentação das teses de diversos autores, graças à realização de fichas de leitura, sínteses de leituras efectuadas...)


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída: um teste escrito individual a realizar em finais de Novembro; um trabalho individual a partir de um texto de apoio; teste escrito individual na época de exame ou Exame final na época de exame

Avaliação Final

cada teste valerá 35% e o trabalho individual a partir de um texto de apoio os restantes 30%