Código: | GS3107 | Sigla: | E5 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 17 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 42,00 |
Docência - Horas
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Português
Tendo em conta que a avaliação de programas e de serviços relacionados com os idosos é um trabalho prioritário, pretende-se treinar os alunos na aplicação e cotação dos instrumentos de avaliação contidos no Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (Fernandez-Ballesteros et al., 1994). A aplicação deste protocolo de avaliação multidimensional permite desenvolver avaliações sistemáticas dos lares de idosos, sendo por isso um instrumento valioso para melhorar a qualidade de vida dos seus residentes. Pretende-se que os alunos, a partir da observação e da recolha de informações juntos dos técnicos dos lares de idosos (director e diferentes técnicos), compreendam a constelação de factores que intervêm no processo de envelhecimento (medidas de política social, ambiente físico e social e características bio-psíquicas e socio-culturais dos idosos). Mediante a análise quantitativa da informação recolhida caberá aos alunos desenvolver um diagnóstico socio-institucional sustentado, que permita compreender quais os factores que inibem e que potenciam um envelhecimento bem-sucedido.
Introdução ao Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Treino no preenchimento e na aplicação dos instrumentos de avaliação. Treino na cotação das dimensões contidas em cada um dos instrumentos de avaliação. Como redigir um relatório com base numa análise de dados quantitativa.
Fernandez-Ballesteros;Sistema de Evaluacion de Residencias de Ancianos SERA, 1995 |
Paúl MC;O processo de avaliação ambiental multifásico (MEAP). Uma aplicação em Portugal, Psicologia, 1995, X, 1: 237-264 |
Fischer, G;Psicologia Socia do Ambiente., Instituto Piaget, 1994 |
Moos RH & Lemke A;Group Residences For Older Adults, 1994 |
Aulas interactivas que promovem o treino na aplicação e na cotação e análise quantitativa dos diferentes instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Apoio na redacção do relatório final.
No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar até 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP.
Serão critérios de avaliação de Estágio: Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP; Aplicação rigorosa dos diferentes instrumentos de avaliação multidimensional, que implicam interacções ajustadas entre os alunos e os profissionais e residentes dos diferentes lares de idosos - controlo de qualidade efectuado pela docente; Feedback qualitativo dos orientadores locais, relativos ao desempenho dos alunos; Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; Relatório de estágio. 50% relatório final 50% trabalho de terreno Escala de 0 a 20 valores.
Horário de atendimento da docente: terça-feiras das 14:30 às 16:00 sexta-feira das 15:30 às 18:30. Gabinete 2