• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > GS3107

Estágio V


Código: GS3107    Sigla: E5

Ocorrência: 2012/13 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 17 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3TurmaZ

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 42,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 0,00
Seminário Totais 1 3,00
Berta Maria Marinho Rodrigues Maia   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Tendo em conta que a avaliação de programas e de serviços relacionados com os idosos é um trabalho prioritário, pretende-se treinar os alunos na aplicação e cotação dos instrumentos de avaliação contidos no Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (Fernandez-Ballesteros et al., 1994). A aplicação deste protocolo de avaliação multidimensional permite desenvolver avaliações sistemáticas dos lares de idosos, sendo por isso um instrumento valioso para melhorar a qualidade de vida dos seus residentes. Pretende-se que os alunos, a partir da observação e da recolha de informações juntos dos técnicos dos lares de idosos (director e diferentes técnicos), compreendam a constelação de factores que intervêm no processo de envelhecimento (medidas de política social, ambiente físico e social e características bio-psíquicas e socio-culturais dos idosos). Mediante a análise quantitativa da informação recolhida caberá aos alunos desenvolver um diagnóstico socio-institucional sustentado, que permita compreender quais os factores que inibem e que potenciam um envelhecimento bem-sucedido.

Programa

Introdução ao Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Treino no preenchimento e na aplicação dos instrumentos de avaliação. Treino na cotação das dimensões contidas em cada um dos instrumentos de avaliação. Como redigir um relatório com base numa análise de dados quantitativa.

Bibliografia Principal

Fernandez-Ballesteros;Sistema de Evaluacion de Residencias de Ancianos SERA, 1995
Paúl MC;O processo de avaliação ambiental multifásico (MEAP). Uma aplicação em Portugal, Psicologia, 1995, X, 1: 237-264
Fischer, G;Psicologia Socia do Ambiente., Instituto Piaget, 1994
Moos RH & Lemke A;Group Residences For Older Adults, 1994

Métodos de Ensino

Aulas interactivas que promovem o treino na aplicação e na cotação e análise quantitativa dos diferentes instrumentos que compõem o Sistema de Avaliação Multidimensional de Equipamentos Sociais (SERA). Apoio na redacção do relatório final.


Avaliação Contínua

No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar até 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP.

Avaliação Final

Serão critérios de avaliação de Estágio: Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP; Aplicação rigorosa dos diferentes instrumentos de avaliação multidimensional, que implicam interacções ajustadas entre os alunos e os profissionais e residentes dos diferentes lares de idosos - controlo de qualidade efectuado pela docente; Feedback qualitativo dos orientadores locais, relativos ao desempenho dos alunos; Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; Relatório de estágio. 50% relatório final 50% trabalho de terreno Escala de 0 a 20 valores.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Horário de atendimento da docente: terça-feiras das 14:30 às 16:00 sexta-feira das 15:30 às 18:30. Gabinete 2