Código: | GS3107 | Sigla: | E5 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 7 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 21,00 |
Docência - Horas
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Português
Analisar criticamente os funcionamentos institucionais, afastando-se de modos estereotipados de categorizar os problemas. Produzir diagnósticos cientificamente suportados que permitam (no segundo semestre – Projecto de Intervenção) implementar acções coerentes com as bases teóricas existentes. Interagir com profissionais de várias áreas, por forma a impulsionar estruturas indutoras de acção colectiva ampliadora das oportunidades dos mais vulneráveis.
1. A articulação de saberes teóricos capazes de apoiar a construção do diagnóstico social: 1.1 Diagnóstico sócio-institucional – a problemática da institucionalização de idosos 1.1.1 Diversidade e qualidade dos espaços institucionais, privados e colectivos 1.1.2 A carreira moral dos idosos no contexto institucional. As normas, as regras e a estruturação do quotidiano. Diferentes fases de integração e estratégias de adaptação num contexto de vida colectiva. 1.1.3 O lar como uma teia de redes relacionais (reconhecimento das necessidades relacionais e afectivas das pessoas idosos) papéis e poderes. 1.1.4 A diversidade e qualidade dos serviços prestados às pessoas institucionalizadas 1.2 Diagnóstico psico-social – as trajectórias das pessoas idosas 1.2.1 Caracterização das trajectórias sócio-biográficas dos sujeitos – recursos e oportunidades 1.2.2 Razões inerentes à institucionalização 1.2.3 Expectativas e representações sobre a vida em lar 2. Síntese e interpretação dos principais problemas diagnosticados. A tradução dos problemas em projectos de mudança e aperfeiçoamento institucional.
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do ISSSP
Aulas interactivas que promovem a interpretação e análise crítica dos dados resultantes da realidade empírica. Exposição dos principais aspectos teóricos e conceptuais. Apoio na realização dos diagnósticos. Leituras orientadas.Visualização de vídeos. Apoio directo aos alunos no horário de atendimento.
No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP (6 horas semanais).
São critérios de avaliação: (1) Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; (2)Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP; (3) Capacidade de realizar diagnósticos críticos sobre funcionamentos institucionais e condições de vida das pessoas idosas (4) Feedback qualitativo dos orientadores locais, relativos ao desempenho dos alunos; (5)Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; (6) Relatório de estágio. 40% relatório final 50% trabalho de terreno 10% participação activa nas aulas O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).