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Estágio V


Código: GS3107    Sigla: E5

Ocorrência: 2014/15 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 7 Despacho 6311/08 de 05 de Março 8 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 21,00

Docência - Horas

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Trabalho de Campo Totais 1 0,00
Seminário Totais 1 3,00
Joana Madalena Tavares Martins Guedes   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Analisar criticamente os funcionamentos institucionais, afastando-se de modos estereotipados de categorizar os problemas. Produzir diagnósticos cientificamente suportados que permitam (no segundo semestre – Projecto de Intervenção) implementar acções coerentes com as bases teóricas existentes. Interagir com profissionais de várias áreas, por forma a impulsionar estruturas indutoras de acção colectiva ampliadora das oportunidades dos mais vulneráveis.

Programa

1. A articulação de saberes teóricos capazes de apoiar a construção do diagnóstico social: 1.1 Diagnóstico sócio-institucional – a problemática da institucionalização de idosos 1.1.1 Diversidade e qualidade dos espaços institucionais, privados e colectivos 1.1.2 A carreira moral dos idosos no contexto institucional. As normas, as regras e a estruturação do quotidiano. Diferentes fases de integração e estratégias de adaptação num contexto de vida colectiva. 1.1.3 O lar como uma teia de redes relacionais (reconhecimento das necessidades relacionais e afectivas das pessoas idosos) papéis e poderes. 1.1.4 A diversidade e qualidade dos serviços prestados às pessoas institucionalizadas 1.2 Diagnóstico psico-social – as trajectórias das pessoas idosas 1.2.1 Caracterização das trajectórias sócio-biográficas dos sujeitos – recursos e oportunidades 1.2.2 Razões inerentes à institucionalização 1.2.3 Expectativas e representações sobre a vida em lar 2. Síntese e interpretação dos principais problemas diagnosticados. A tradução dos problemas em projectos de mudança e aperfeiçoamento institucional.

Observações Bibliográficas

Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do ISSSP

Métodos de Ensino

Aulas interactivas que promovem a interpretação e análise crítica dos dados resultantes da realidade empírica. Exposição dos principais aspectos teóricos e conceptuais. Apoio na realização dos diagnósticos. Leituras orientadas.Visualização de vídeos. Apoio directo aos alunos no horário de atendimento.


Avaliação Contínua

No âmbito da avaliação contínua os alunos só poderão faltar a um máximo de 20% do total de aulas da disciplina. Os alunos terão também de cumprir as horas de estágio definidas pelo ISSSP (6 horas semanais).

Avaliação Final

São critérios de avaliação: (1) Capacidade de relacionamento e de integração na instituição de estágio; (2)Cumprimento das horas de estágio definidas pelo ISSSP; (3) Capacidade de realizar diagnósticos críticos sobre funcionamentos institucionais e condições de vida das pessoas idosas (4) Feedback qualitativo dos orientadores locais, relativos ao desempenho dos alunos; (5)Assiduidade e participação activa do aluno na dinâmica das aulas de estágio; (6) Relatório de estágio. 40% relatório final 50% trabalho de terreno 10% participação activa nas aulas O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada (escala de 0 a 20 valores).