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Animação Sócio-Cultural VI: Projecto Integrado...


Código: GS3202    Sigla: ASC6

Ocorrência: 2014/15 - 2S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

1. Entender que a animação e a mediação sociocultural fornecem uma pluralidade de instrumentos e métodos com potencial para gerar e alimentar, na velhice, o desejo de continuar a aprender, de manter uma relação de familiaridade com o «mundo dos vivos» e de se envolver em projectos socialmente úteis. 2. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que apoiar-se num diagnóstico, teoricamente sustentado, da condição social, cultural e psíquica dos indivíduos que pretende envolver. 3. Compreender que, para atingir estes objectivos, um projecto de animação sócio-cultural tem que ser dirigido os vários tipos de vulnerabilidade (económica, relacional, cultural e simbólica) que afectam o processo de envelhecimento, romper com as soluções estereotipadas em uso nas instituições, ser ambicioso e desafiador.

Programa

Organizar um programa integral de animação sociocultural tendo em conta os objectivos da animação e as várias dimensões (económica, simbólica, social e política) de exclusão social no envelhecimento; 1. Metodologias da Animação e da mediação sócio-cultural: 1.1. Metodologias de projecto. 1.1.1.Diagnóstico, intervenção e avaliação 1.2. Métodos etnográficos; 1.3. Metodologias de Animação e de mediação sócio-cultural; 2. A animação e a mediação face ao envelhecimento.

Métodos de Ensino

Ensino Teórico (T): Apresentação e discussão dos conteúdos programáticos Ensino Prático (P): Aplicação dos conhecimentos adquiridos na elaboração do projecto, mobilizando o mais possível as observações realizadas em contextos reais, designadamente os em que se desenvolveram os estágios e incentivando a investigação dos saberes e materiais didácticos e outros indispensáveis para a sua elaboração e implementação. Recurso à prática simulada e à utilização de meios audiovisuais.