Código: | GS3204 | Sigla: | PIE |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Projeto de Intervenção e Estagio terá como objetivos os seguintes pontos, de acordo com o artigo 13º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - 6º Semestre - Licenciatura em Gerontologia Social: • Elaborar diagnósticos, teoricamente fundamentados e consistentemente apoiados em factos empíricos; • Conceber e executar modelos de intervenção em consonância com os problemas diagnosticados; • Promover a mudança social impulsionando modelos eficazes de superação dos problemas sociais, através do trabalho de projeto; • Desenvolver espírito crítico face às políticas sociais e organizacionais. • Aplicar um conjunto de saberes profissionais: o pesquisar contributos teóricos adequados a compreensão profunda dos problemas; o interpretar dos problemas sociais; o traduzir um problema num projeto de mudança social; o capacidade de comunicar; o trabalhar em equipa e coordenação interdisciplinar e interinstitucional; o gestão de conflitos; o autoaperfeiçoamento; o autoconhecimento; o relacionamento interpessoal numa perspetiva de qualificação do outro; o reflexão institucional.
1. A intervenção gerontológica em residências. 1.1. Quadro conceptual para a intervenção gerontológica em residências: um ensaio de construção. 1.2. Quadro operativo para a intervenção gerontológica em residências: 1.2.1. O diagnóstico 1.2.2. O desenho ou planificação da intervenção 1.2.3. Avaliação do programa. 2. Desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto. 2.1. Execução do projecto de intervenção. 2.2. Análise e avaliação crítica dos resultados 2.3. Potencialidades, limites e constrangimentos.
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BRUTO DA COSTA, Alfredo ;Exclusões Sociais, Lisboa, Gradiva., 1998 |
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FORTUNA, Carlos ;Problemas da Sociedade Portuguesa Contemporânea: Teoria, Epistemologia e Didáctica, Coimbra, Centro de Estudos Sociais., 1993 |
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PESSINI, Léo ;Distanásia: até quando prolongar a vida?, S. Paulo: Editora do Centro Universitário São Camilo / Edições Loyola., 2001 |
Através da metodologia de trabalho de projeto levado a cabo em diferentes residências gerontológicas, são criadas condições pedagógicas para o exercício teórico e empírico da gerontologia. O processo de ensino-aprendizagem baseia-se na problematização, em sala de aula, dos modos de conhecer e de fazer das instituições, suscitando a implicação ativa dos/as discentes, o desenvolvimento do pensamento crítico e competências de mobilização dos outros na mudança da sua própria realidade social.
Serão critérios de avaliação de Estágio em sala aula e em contexto real: • Assiduidade e participação ativa do/a discente na dinâmica das aulas; • Relatos qualitativos dos orientadores locais, relativos ao desempenho dos/as discentes (apreciação não vinculativa); • Capacidade interpessoal no contacto com os seniores; • Capacidade de construção de estratégias de apoio, formas de intervenção inovadoras coerentes com os diagnósticos; • Capacidade de desenvolvimento e operacionalização um projecto, que inclui a capacidade pessoal de organização do tempo, de ultrapassar constrangimentos, responsabilidade nos compromissos assumidos e eficácia da sua intervenção; • Autonomia na condução do seu próprio percurso de investigação-ação.
A avaliação da disciplina será o resultado das seguintes ponderações: • 40% para o desempenho demonstrado no trabalho de terreno; • 10% para a assiduidade e participação ativa do/a discente na dinâmica das aulas; • 50% para o relatório final.
De acordo com o Artigo 16° do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - 6º Semestre - Licenciatura em Gerontologia Social, o Estágio tem a duração de 15 semanas x 15h semanais, perfazendo um total de 225h.