Código: | GS1101 | Sigla: | SE1 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 14 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Orientação Tutorial: | 14,00 |
Docência - Horas
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Português
- Mobilizar contributos da Sociologia para compreender que o envelhecimento é um fenómeno social indissociável dos contextos sociais em que ocorre e para desinstalar preconceitos e ideias estereotipadas a respeito dos factos sociais em geral, do envelhecimento; - Compreender o que são regularidades sociais a partir do estudo da transição demográfica; apreender os principais factores económicos, políticos e culturais que estão na sua génese a fim de desinstalar interpretações de senso comum (individualistas e naturalistas) - Compreender que o envelhecimento é muito mais do que um processo biológico, que o conceito de pessoa idosa evoluiu ao longo do processo civilizacional.
1. Transição demográfica: os principais indicadores que permitem constatar regularidades nas dinâmicas demográficas (diminuição da natalidade, aumento da esperança média de vida) e medir o envelhecimento demográfico nos países europeus e em Portugal; 2. Factores económicos, políticos e culturais da diminuição da natalidade 3. Factores económicos, políticos e culturais do aumento da esperança de vida e da longevidade 4. Estado de saúde dos seniores e qualidade do processo de envelhecimento: perspectivas de vida saudável após os 65 anos.
Bandeira, L. (dir) ;Dinâmicas demográficas e envelhecimento da população portuguesa (1950-2011). Evolução e perspectivas. , Fundação M.F. dos Santos., 2014 |
Fernandes, A. A. ;Velhice, solidariedades familiares e política social. Itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida, Sociologia, Problemas e Práticas, 36, 2001 |
A. Fernandes;Velhice e Sociedade, Oeiras, Celta, 1997 |
Kohler, H., BillariI F., Ortega J. ;The emergence of lowest-low fertility in Europe during the 1990s, Population and Development Review 28(4):, 2002 |
O envelhecimento em Portugal, Situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas, Lisboa, INE, 2002 |
Fernandes, A.A.;Determinantes da mortalidade e da longevidade: Portugal numa perspectiva Europeia (EU-15, 1991-2001). , Análise Social, XLII (183), 2007 |
Aulas teóricas: pedagogia centrada nos receptores das mensagens e baseada na articulação entre exposições a cargo da docente e momentos de reflexão e debate, mobilizando os contributos dos estudantes; Aulas de orientação tutorial: apresentação e discussão de exercícios realizados pelos estudantes (leitura e análise de informações estatísticas; apresentação de contributos téoricos, sínteses de leituras efectuadas...)
Avaliação distribuída: um trabalho em pequeno grupo (de 3 máximo) sobre os factores explicativos da diminuição da natalidade e da mortalidade; teste escrito individual na época de exame. Alternativa à avaliação distribuída: Exame final na época de exame
Avaliação distribuída: o trabalho de grupo vale 50% da nota final, bem como o teste final individual.
ver regulamento de avaliação dos conhecimentos
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