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Sociologia do Envelhecimento I


Código: GS1101    Sigla: SE1

Ocorrência: 2015/16 - 1S

Área de Ensino: Sociologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 14 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

1Turma

Teóricas: 28,00
Orientação Tutorial: 14,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Orientação Tutorial: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marielle Christine Gros   2,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
Marielle Christine Gros   1,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Mobilizar contributos da Sociologia para compreender que o envelhecimento é um fenómeno social indissociável dos contextos sociais em que ocorre e para desinstalar preconceitos e ideias estereotipadas a respeito dos factos sociais em geral, do envelhecimento; - Compreender o que são regularidades sociais a partir do estudo da transição demográfica; apreender os principais factores económicos, políticos e culturais que estão na sua génese a fim de desinstalar interpretações de senso comum (individualistas e naturalistas) - Compreender que o envelhecimento é muito mais do que um processo biológico, que o conceito de pessoa idosa evoluiu ao longo do processo civilizacional.

Programa

1. Transição demográfica: os principais indicadores que permitem constatar regularidades nas dinâmicas demográficas (diminuição da natalidade, aumento da esperança média de vida) e medir o envelhecimento demográfico nos países europeus e em Portugal; 2. Factores económicos, políticos e culturais da diminuição da natalidade 3. Factores económicos, políticos e culturais do aumento da esperança de vida e da longevidade 4. Estado de saúde dos seniores e qualidade do processo de envelhecimento: perspectivas de vida saudável após os 65 anos.

Bibliografia Principal

Bandeira, L. (dir) ;Dinâmicas demográficas e envelhecimento da população portuguesa (1950-2011). Evolução e perspectivas. , Fundação M.F. dos Santos., 2014
Fernandes, A. A. ;Velhice, solidariedades familiares e política social. Itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida, Sociologia, Problemas e Práticas, 36, 2001
A. Fernandes;Velhice e Sociedade, Oeiras, Celta, 1997
Kohler, H., BillariI F., Ortega J. ;The emergence of lowest-low fertility in Europe during the 1990s, Population and Development Review 28(4):, 2002
O envelhecimento em Portugal, Situação demográfica e sócio-económica recente das pessoas idosas, Lisboa, INE, 2002
Fernandes, A.A.;Determinantes da mortalidade e da longevidade: Portugal numa perspectiva Europeia (EU-15, 1991-2001). , Análise Social, XLII (183), 2007

Métodos de Ensino

Aulas teóricas: pedagogia centrada nos receptores das mensagens e baseada na articulação entre exposições a cargo da docente e momentos de reflexão e debate, mobilizando os contributos dos estudantes; Aulas de orientação tutorial: apresentação e discussão de exercícios realizados pelos estudantes (leitura e análise de informações estatísticas; apresentação de contributos téoricos, sínteses de leituras efectuadas...)


Avaliação Contínua

Avaliação distribuída: um trabalho em pequeno grupo (de 3 máximo) sobre os factores explicativos da diminuição da natalidade e da mortalidade; teste escrito individual na época de exame. Alternativa à avaliação distribuída: Exame final na época de exame

Avaliação Final

Avaliação distribuída: o trabalho de grupo vale 50% da nota final, bem como o teste final individual.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

ver regulamento de avaliação dos conhecimentos

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

ver regulamento de avaliação dos conhecimentos