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Animação Sócio-Cultural V: Património Cultural...


Código: GS3104    Sigla: ASCV

Ocorrência: 2017/18 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Horas Efetivamente Lecionadas

3Turma

Teóricas: 0,00
Laboratoriais: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 1,00
Laboratoriais: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 1,00
Sara Cristina Dias Melo   1,00
Laboratoriais Totais 1 2,00
Sara Cristina Dias Melo   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

¿ Desenvolver competências de leitura e análise, de modo fundamentado, contactando com obras de diferentes estéticas. ¿ Reflectir sobre a palavra enquanto instrumento privilegiado de pensamento e comunicação. Equacionar modos de (re)ligar o idoso à linguagem verbal ¿ ouvida, lida, dita ou escrita - pela descoberta e fruição de `vozes¿ com as quais possa (re)pensar a sua própria memória e identidade. ¿ Produzir formas mais conscientes de utilização da palavra falada, enquanto meio de comunicação e aproximação. Requalificar a leitura em voz alta, atentando às particularidades de cada um e procedendo no sentido da sua evolução. ¿ Identificar e enfrentar situações em que a voz e a palavra sejam determinantes para o idoso, na expressão do pensamento e da afectividade. ¿ Estimular a utilização de formas mais orgânicas e adequadas ao processo comunicativo. ¿ Fomentar a experimentação e vivência de técnicas teatrais facilitando e favorecendo o trabalho dos profissionais da intervenção socioeducativa. ¿ Explorar exercícios práticos de comunicação.

Programa

1.Da experiência estética à recepção da obra literária. 2.A comunicação como instrumento fundamental nas relações interpessoais: definições e componentes. a.Tipos de comunicação e contextos - a fala enquanto instrumento de comunicação. b.Os obstáculos à comunicação ¿ como ultrapassá-los? c. Técnicas corporais e vocais. d. Técnicas de Relaxamento. 3.Narrativas. a.Da vivência literária às narrativas de vida. A História de Vida como metodologia de investigação e intervenção. b.A memória e a identidade, exploradas através das histórias de vida criando narrativas entre o real e o poético, no cruzamento de linguagens e ou abordagens.


Modo de Avaliação

Avaliação apenas com exame final

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída:

Realização de um roteiro literário - 80%
Apresentação oral do roteiro literário - 20%


Avaliação Final

Exame final: 100%

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Bibliografia Recomendada: ¿ Componente teórica: BOURDIEU, Pierre (1997). A Miséria do Mundo. Petrópolis: Editora Vozes. GARY, Kenyon; BOHLMEIJER, Ernst & RANDALL, William L. (Ed.) (2011). Storying Later Life: Issues, Investigations, and Interventions in Narrative Gerontology. London: Oxford University Press. HESS, Herman (2003). Elogio da Velhice. Lisboa: Difel. TOLSTOI, Lev (2008). A Morte de Ivan Ilitch. Vila Nova de Famalicão: Quasi Edições. MÃE, Valter Hugo (2010). A Máquina de Fazer Espanhóis. Lisboa: Alfaguara. PEIXOTO, José Luís (2007). Cal. Lisboa: Quetzal Editora, 1ª edição. POIRIER, Jean; CLAPIER-VALLADON, Simone & RAYBAUT, Paul (1999). Histórias de Vida - Teoria e prática. Oeiras: Celta. SARAIVA, António José & LOPES, Óscar (2005). História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 17ª Edição. ¿ Componente prática: APPLE, Michel e NÓVOA, António (1998). Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora. BOAL, Augusto (2009). Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamon. BOAL, Augusto (2004). Jogos para atores e não-atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BOAL, Augusto (1977). Técnicas Latino Americanas de Teatro Popular. Coimbra: Teatro Centelha. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). ¿Clubes ALPE: O teatro ao serviço da educação de adultos¿. Revista Formar, 63, Lisboa: IEFP (http://www.iefp.pt/iefp/publicacoes/Formar/Documents/Formar%202008/Formar_63.pdf) Bibliografia Complementar ¿ Componente teórica: BOURDIEU, Pierre & DARBEL, Alan (1969). L'Amour de l'Art: Les musées et leur public. Paris: Éditions de Minuit. CASCAIS, Fernando (1985). ¿Sentido e Comunicação: a estética da recepção de Hans Robert Jauss¿, Revista de Comunicação e Linguagem, 2, 77-90. ECO, Umberto (1976). Obra Aberta. São Paulo: Editora Prespectiva. FIGUEIREDO, Maria Jorge & BELO, Maria Teresa (1985). Comentar um Texto Literário. Porto: Editorial Presença. FOSTER, Hal (2002). The Anti-Aesthetic - essays on postmodern culture. Londres: New Press. JAUSS, Robert Hans (1986). Experiencia Estética y Hermenéutica Literaria ¿ Ensayos en el campo de la experiencia estética. Madrid: Taurus Ediciones. JAUSS, Robert Hans (1978). Pour une Esthétique de la Réception. Paris: Gallimard. ¿ Componente prática: ACARTE/ Fundação Calouste Gulbenkian (1991). Educação pela arte: pensar o futuro. Lisboa: Acarte. BERCEBAL, Fernando (1998). Drama. Ciudad Real: Ñaque Editora. BIDEGAIN, Marcela, (2007). Teatro Comunitario ¿ Resistencia y transformación social. Buenos Aires: Biblioteca de Historia del Teatro Occidental, Atuel. BOAL, Augusto (2002). O arco-íris do desejo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. BROOK, Peter (1993). O espaço vazio. Edições Asa, Porto. CAÑAS, José (1999). Didáctica de la expresión dramática, una aproximación a la dinâmica teatral en el aula. Barcelona: Ediciones Octaedro. CARIDE, José António e VIEITES, Manuel (2006). De la educación social a la animación teatral. Gijón: Ediciones Trea. COURTNEY, Richard (1974). Jogo, Teatro e Pensamento. São Paulo: Perspectiva Editora. CORNEJO e Levy BRIK (2003). La representación de las emociones en la dramaterapia. Buenos Aires: Editorial Medica Panamericana. COSTA, I. A. GUIMARÃES, Alice (1986). Eu era a mãe ¿ Perspectivas psicopedagógicas de expressão dramática. Lisboa: Ed.M.E. COSTA, Isabel. Alves. (2003). O desejo do teatro. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. CRUZ, H. (2008). El teatro y la educación parental. Revista Teatro, Expressión, Educación, 53, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e GOMES, I (2008). El Teatro-Fórum y la Capacitación de Parados de Larga Duración. Revista Teatro, Expressión, Educación, 55, Ciudad Real: Ñaque Editorial. CRUZ, H. e PINHO, I. (2008). Pais, uma experiência (3ª Ed.) Porto: LivPsic Editora.