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Fenómenos Societais 3


Código: SS1910214    Sigla: FS3
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2019/20 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LSS1 47 Despacho 11629/2007, de 12 de Junho 5 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

2TURMAU

Teóricas: 45,00

Docência - Horas

Teóricas: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 3,00
Adriano Zilhão de Queirós Nogueira   3,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender que a produção das desigualdades sociais é um fenómeno recorrente na estruturação das sociedades; Ler e interpretar a desigualdade de classe nas sociedades contemporâneas; Conhecer e compreender as dinâmicas de mobilidade social que atravessam as sociedades contemporâneas; Conhecer e compreender a estrutura de classes da sociedade portuguesa e suas evoluções recentes.

Programa





1. A desigualdade social: o debate em torno da noção, critérios e categorias de análise da desigualdade

Texto 1
Stavenhagen R. ¿Classes sociales y estratificación¿ extraído de Las classes sociales en la sociedad capitalista avanzada, Barcelona, Ed. Península, 1971, pp 169-189 (tradução de A. J.Esteves e A.J.Fleming, Sociologia, Porto, Porto Ed., 1981).

2. O lugar no consumo como fonte de desigualdade: contributos para a teoria da estratificação na proposta de Melvin Tumin

Texto 2
Tumin, Melvin, A Estratificação Social, São Paulo, Livraria Pioneira Editora, 1970, cap. 2, pp. 27-36.

3. O lugar na produção como fonte de desigualdade: contributos para a teoria das classes sociais

3.1. O conceito de classe social de Marx

Texto 3
Campenhoudt, L. V., Introdução à análise dos fenómenos sociais, Lisboa, Gradiva, 2003, pp 178-187.
Texto 4 
Terray, E. ¿Sobre as classes sociais¿ in: A. J. Esteves e A. J. Fleming, ¿Sociologia¿ Porto, Porto Ed. 1981.


3.2. N. Poulantzas e a estrutura de classes nas sociedades contemporâneas

Texto 5
N. Poulantzas, ¿As classes sociais no capitalismo de hoje¿, ¿Introdução¿, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975, pp 13-38.
Texto 6
Poulantzas, Nicos, ¿Classes: os critérios políticos e ideológicos, in Teoria das Classes Sociais, Porto, Pub. Escorpião, 1976, pp. 24-43. (Reproduzido por A. J. Esteves e A. J. Fleming, Sociologia, Porto, Porto Editora, 1981, pp. 215-225)

3. A Mobilidade Social

3.1. Conceptualização e operacionalização da noção de mobilidade social.

Texto 8

Demartis, Lucia ¿Compêndio de Sociologia¿, pp 130-131, Edições 70, Lisboa, 2002.

3.2. A interpretação sociológica da Mobilidade Social

Texto 9
Ferreira, J. M. Carvalho e outros, ¿Sociologia¿, pp356-358 e pp 366-374, McGraw-Hill, 1995.





Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Estão previstas as seguintes actividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do relatório temático e de exercícios propostos pelos docentes; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do relatório temático.

Métodos de Ensino

Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída

A avaliação distribuída consistirá:  

a) na realização de duas fichas de leitura (individual ou em grupo, até um limite de 3 elementos), nomeadamente sobre textos programáticos da cadeira. Cada ficha de leitura terá uma ponderação de 25 % na nota final, terá que ser escrita em letra Arial 11, espaço 1,5 e não deve ultrapassar as 10 páginas.

b) num exercício escrito individual, a realizar em data a definir, com ponderação de 50% na nota final; 



2. Avaliação por exame final



Modo de Avaliação

1

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Na bibliografia apresentada, distingue-se a bibliografia principal da bibliografia complementar. A bibliografia principal constitui o conjunto de indicações bibliográficas consideradas de referência no âmbito da disciplina. São de consulta e leitura obrigatórias. São fotocopiadas e organizadas em cadernos de textos de apoio e constituem materiais de estudo e de trabalho em sala de aula. A bibliografia complementar remete para um conjunto de referências bibliográficas que permitem a exploração e o aprofundamento das matérias leccionadas.