Código: | MGS2101 | Sigla: | GO | |
Áreas Científicas: | ECONOMIA |
Área de Ensino: | Economia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MGS | 22 | Despacho nº 22637-A/2007, de 27 de Setembro | 1º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 0,00 |
Docência - Horas
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1. Identificar e analisar as tarefas correspondentes à gestão de equipamentos sociais para idosos, exemplificando com lares (ERPI), serviço de apoio domiciliário e centro de dia;
2. Abordar o planeamento de equipamentos sociais na perspetiva das necessidades da comunidade;
3. Desenvolver conhecimentos sobre questões básicas associadas ao sistemas de controlo da qualidade em serviços gerontológicos.
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BLOCO 1. CONTINUUM DE CUIDADOS
Tema 1. Enquadramento legal dos serviços sociais para a terceira idade
BLOCO 2. PROGRAMAS RESIDENCIAIS NUM EQUIPAMENTO GERONTOLÓGICO
Tema 1. Serviço de refeições e alimentação
Tema 2. Serviços de limpeza e desinfeção
Tema 3. Lavandaria
Tema 4. Serviço de Manutenção
Tema 5. Serviço de Transportes
Tema 6. Processo de Admissão do utente (no caso de Lar de Idosos)
BLOCO 3. A INTRODUÇÃO DE MUDANÇA ORGANIZACIONAL EM SERVIÇOS GERONTOLÓGICOS
Tema 1. Mudança organizacional
ARTICULAÇÃO DAS ATIVIDADES
Esta unidade curricular é introdutória à gestão de serviços para pessoas idosas. Aborda os aspetos fundamentais para que o estudante consiga gerir um serviço para pessoas idosas
Os conteúdos são os classicos em disciplinas desta tipologia (i) enquadramento legal, (ii) planeamento, (iii) operação de gestão básicas
SAR;Documentación Clínico-asistencial para centros asistidos y sociosanitarios, Barcelona: Herder, 2001 |
Barbosa, C, Pinto, J., Alvarelhão, J., Cortez, A., Lopes, F.,& Martín, I;). Registos de Actuação de Auxiliares de Acção Directa em Equipamentos Gerontológicos, Porto: Edição própria, 2007 |
Instituto da Segurança Social ;Modelo de Avaliação da Qualidade do Centro de Dia, . Lisboa: Ministério do Trabalho e Segurança Social, 2005 |
Instituto da Segurança Social ;Modelo de Avaliação da Qualidade do Serviço de Apoio Domiciliário, Lisboa: Ministério do Trabalho e Segurança Social., 2005 |
Pearce, B.W.(;Sénior living communities: Operations management and marketing for assisted living, congregate, and continuing-care retirement communities, Maryldand: The John Hopkins University Press. , 2000 |
SAR;Documentación Clínico-asistencial para centros asistidos y sociosanitarios, Barcelona: Herder., 2001 |
As metodologias a ser utilizadas nesta UC são expositivas associadas a estudos de casos. Também são utilizadas visitas a serviços para a pessoas idosas. A metodologia de avaliação será final utilizando teste de escolha múltipla, com itens de análises de casos.
APRENDIZAGEM ATIVA
A combinação de visitas a equipamentos sociais e de estudos de caso permite ao estudante interiorizar mais facilmente o conteúdo expositivo da unidade curricular.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 24 | |
Total: | 24 |
A combinação de visitas a equipamentos sociais e de estudos de caso permite ao estudante interiorizar mais facilmente o conteúdo expositivo da unidade curricular.