Código: | MIS2303 | Sigla: | MDE | |
Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MISIJR | 18 | Aviso nº 11901/2019, de 23 de Julho | 1º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 8,00 |
Docência - Horas
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Os fenómenos da massificação do ensino e da desqualificação escolar dos jovens estão profundamente associados entre si. Para se compreender a complexidade desta relação é necessário dominar os conhecimentos indispensáveis sobre o peso das estruturas económicas, sociais e políticas na pretensa democratização do ensino, e as contradições geradas pela complexificação de um sistema educativo cada vez mais hierarquizado. Por outro lado, entre os processos e dinâmicas promotores da desqualificação escolar encontram-se as práticas de exclusão dissimuladas profundamente instituídas no funcionamento quotidiano da sala de aula. Neste sentido, os conteúdos programáticos da disciplina estão em consonância com os objectivos de proceder à aquisição de conhecimentos científicos que permitam elaborar uma enunciação teórica de encadeamento entre os factores macroestruturais e os factores microestruturais de produção de desigualdades escolares e consequentemente de desigualdade social.
O processo de ensino/aprendizagem é prioritariamente desenvolvido com base na exposição teórica pelo docente acerca dos conteúdos programáticos, debate dos temas das aulas partindo da leitura de dados estatísticos, de textos seleccionados e do visionamento de filmes, numa perspectiva de ruptura com os (pré) conceitos e ideias de senso comum sobre a desqualificação escolar.
Avaliação distribuída com exame final
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Exame Final
De acordo com o RAC do ISSSP
A compreensão das várias leituras do fenómeno do insucesso e desqualificação escolar produzidas no quadro da Sociologia, considerando quer a dimensão macrosicologógica de análise (sistema de emprego e classes sociais), quer a dimensão microsociológica de análise (estabelecimento de ensino, sala de aula, alunos/pais/professores) apela a um esforço de aplicação teórica das teorias sociológicas em aprendizagem a um dado fenómeno social concreto. Para isso consideramos fundamental o investimento em metodologias activas de ensino/aprendizagem, onde se solicite ao aluno a participação na realização de exercícios, discussão de casos práticos, interpretação de eventos associados ao contexto empírico. Este tipo de metodologia tem como motor desencadeador o recurso a aulas expositivas/activas onde são apresentados sistematizadamente os conteúdos programáticos da disciplina.