Estudo Aprofundado do Fenómeno da Ressocialização
Ocorrência: 2019/20 - 2S
Cursos
Horas Efetivamente Lecionadas
1TMISIJ
Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
1. Dotar os estudantes de conhecimentos integrados provenientes da psicologia e da sociologia nos domínios da socialização e (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social;
2. Reflectir sobre os contributos teóricos da psicologia e da sociologia para apreender a socialização e a construção da identidade como processo dinâmico e produto da interacção dialéctica entre fenómenos macroestruturais e contextos da vida quotidiana;
3. Proporcionar instrumentos teóricos para problematizar os impactos das transformações das instituições (familiares, educativas, económicas, políticas) e do enfraquecimento do laço social susceptível de promover a emergência de modos de vida marginais
4. Dotar os estudantes de instrumentos teórico-metodológicos para compreender o processo de (re) socialização de jovens em risco.
Programa
I. Contributos da sociologia e da psicologia para a análise dos processos de socialização
1. Bourdieu e as condições sociais de produção do habitus;
1.1Transformações das estruturas familiares e do seu papel socializador: inconsistências e fragilidades da família nuclear na actualidade;
1.2 Deriva da relação educativa na família e disfuncionalide
2. James Marcia, Identidade e fases de seus Estatutos
3. Berger & Luckmann : o processo de desenvolvimento do ¿universo simbólico¿ necessário à interpretação da realidade e a "Estrutura de Plausibilidade" na (Re) socialização
4. A sociologia da delinquência juvenil: o "gang" de Thrasher
5 Becker e as principais etapas da carreira desviante
II. Contributos teórico-metodológicos para a investigação e intervenção em problemas psicossociais que atingem crianças e jovens em risco.
1. Delinquência juvenil, Identidade e (Re) socialização
2. Terapia Cognitivo Comportamental e comportamentos aditivos na adolescência.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
No I bloco de conhecimentos, a perspectiva sociológica da delinquência representa um contributo essencial à compreensão do processo de marginalidade A relação entre o individuo e a sociedade e a construção da identidade social é um fenómeno reconhecido como a chave fundamental da realidade subjectiva. Esta identidade depende da relação do individuo com a estrutura social interpretando-a como parte do mundo social. A abordagem de Berger & Luckmann apresenta um inegável contributo para compreender o papel dos outros significativos e de uma "estrutura de plausibilidade" no processo de (re) socialização de crianças e jovens em risco de exclusão social. Este conjunto de aprendizagens visa responder ao enunciado no objectivo 1. No II bloco de conhecimentos, pretende-se aprofundar o conhecimento sobre os processos de (re)socialização de adolescentes que experienciam a marginalidade social.
Métodos de Ensino
Aulas expositivas pela docente; sistematização e estruturação, pela docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula;
Modo de Avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Participação presencial (estimativa) |
Aulas |
28 |
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Total: |
28 |
Avaliação Contínua
Avaliação distribuída constituída por dois momentos: dois testes representado cada um deles 50% da avaliação final.
ADENDA: (Covid 19)
Avaliação distribuída, constituída por dois momentos representando cada um 50% da avaliação final. A avaliação consistirá num primeiro momento, na apresentação de um trabalho escrito que integre a matéria leccionada e leitura de artigo(s) pesquisados pelas estudantes. O segundo momento consiste na apresentação oral do trabalho. Pretende-se, por esta via, não sobrecarregar as estudantes com trabalhos dadas as circunstâncias de leccionação actuais e, simultaneamente, proceder a avaliação de competências de escrita e de oralidade, tirando partido da plataforma Zoom para o ensino à distância.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As aulas de exposição e sistematização pela docente pretendem garantir a aprendizagem dos conceitos e sua operacionalização, apelando, contudo, à participação implicada dos estudantes por via dos debates colectivos. A pesquisa de artigos visa o desenvolvimento de competências de autonomia, responsabilidade individual e colectiva, e aprendizagem individualizada do trabalho científico.