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Serviço Social, Direitos Humanos e Ética


Código: M240003    Sigla: MSSDHE
Áreas Científicas: SERVIÇO SOCIAL

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MSS 16 Aviso nº 16033/2021, de 24 de Agosto 6 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TMSS

Teóricas: 36,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,00
Marcelo Gallo   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Compreender os fundamentos ontológicos na constituição ética do ser social em suas relações sociais cotidianas, bem como debatê-los no escopo básico de reflexão ética e filosófica; Identificar as principais questões éticas da vida social e seus rebatimentos no cotidiano profissional;  Exercitar o aluno para a compreensão sócio-histórica do ethos profissional, buscando inserir na construção pedagógica os elementos primordiais de sua constituição;  Compreender a construção histórica do Código Deontologico de Ética dos assistentes sociais a partir das concepções teóricas que o orienta; Refletir acerca do debate contemporâneo sobre os Direitos Humanos e as várias áreas temáticas relevantes no domínio do Serviço Social;  Aprofundar o conhecimento dos instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social.

Programa

Parte I ¿ Reprodução Social da ética e da moral na vida social e profissional 1.1.Sujeito ético-moral na perspectiva humano-genérica

1.2.Princípios e valores universais abstratos, o discurso idealista e a alienação; 1.3.Dilemas éticos da vida social;  

Parte 2.  Serviço Social e Direitos Humanos - 2.1. Introdução aos Direitos Humanos: origem e evolução; 2.2. Instrumentos fundamentais - universais e regionais - de aplicação/efetivação dos Direitos Humanos e questões de natureza institucional/operacional, pertinentes na aplicação efetiva dos Direitos Humanos pelo Serviço Social; 2.3 As questões da discriminação e da igualdade, da diversidade cultural e tolerância

 Parte 3. Questões Ética e Serviço Social - 3.1. Os fundamentos de uma ética da relação e do cuidado; 3.2. Serviço Social: direitos humanos, justiça social e política; 3.3. Políticas Públicas promotoras de Direitos Humanos e Cidadania

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A reflexão sobre os direitos humanos, seus instrumentos nacionais e internacionais, bem como a discussão sobre a aplicação dos direitos humanos pelo Serviço Social serão concretizados através da primeira parte do programa. A análise critica dos fundamentos éticos do Serviço Social e das questões éticas colocadas na atualidade surgem na segunda parte do programa. A último parte do programa pretende estimular a reflexão sobre os problemas e desafios éticos e as questões relacionadas com os direitos humanos de modo a desenvolver a auto-reflexividade sobre os processos de análise e intervenção social.


Bibliografia Principal

Banks, Sarah;Ethical challenges in social work. , Intervenção Social, 29, 11-24., 2004
BARROCO, Maria Lúcia Silva; Ética: Fundamentos Sócio-históricos. , São Paulo: Cortez, 2008
Berta Granja; Ethical Challenges on Education and Practice on Social Work, facing up Changes on Society and Social Police. In Oldrich Chytil & Jean Keller (coord). The European Dimension in Social Work Education and Practice (pp. 105-115). , Praga: SLON., 2019
HELLER, Agnes;O Cotidiano e a História, Paz e Terra, 2000
LESSA, Sérgio;Para compreender a ontologia em Luckás, Unijuí, 2007

Métodos de Ensino

Metodologia mista, que interrelaciona uma metodologia expositiva dos principais conceitos e problemáticas inscritas no programa e uma metodologia ativa centrada na atividade dos discentes e estruturada de modo a permitir a análise de casos selecionados, a sua discussão e a apresentação de relatórios de pesquisa e/ou fichas de leitura.


Modo de Avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  36
  Total: 36

Avaliação Contínua

A avaliação será distribuía conforme previsto em regulamento com três momentos de avaliação sendo dois em grupos (datas previstas dentro do calendário acadêmico feitos em trabalhos em grupos e apresentação oral e escrita de seminários com pressupostos de investigação a partir dos conteúdos previsto na FUC e um momento de avaliação individual que será de caráter qualitativo e reflexivo de todo processo de debates do semestre letivo, com entrega de trabalho individual e escrito. 

O peso das notas serão de:
Seminário 1 - 20% da nota
Seminário 2 - 20% da nota
Avaliação final - 50% da nota
Participação em aulas - 10% da nota