• PT
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Programmes > Curricular Units > GS3107
Options
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Training 5

Code: GS3107    Acronym: E5

Subject: 2011/12 - 1S

Teaching Area: Gerontologia Aplicada

Programmes

Acronym No. of Students Study plan Curriculum Years ECTS Contact hours Total Hours
LGS 22 Despacho 6311/08 8 ECTS

Hours Effectively Taught

3TurmaU

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 39,00

Teaching - Hours

Trabalho de Campo: 0,00
Seminário: 3,00

Type Teacher Classes Hours
Trabalho de Campo Totals 1 0,00
Seminário Totals 1 3,00
Maria Lúcia Pereira da Rocha   3,00

Teaching Language

Portuguese

Main literature

Chapman, E. N. ;Guia para Planear a Reforma – como planear o seu futuro e viver a reforma em plenitude, , Monitor, 2002
Martin, A. V.;Gerontologia Educativa: Enquadramento Disciplinar para o Estudo e Intervenção Socioeducativo com Idosos, in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa , Instituto Piaget (pp.47-73), 2007
Fonseca, A. M.;Aspectos Psicológicos da Passagem à Reforma. Em estudo qualitativo com reformados portugueses, in Paúl, C., Fonseca, A. M. (coord.), Envelhecer em Portugal, Climepsi Editores, 2005
Atchley, R. C. ;Retirement as a Social Role, in Gubrium, J., Holstein. J. (eds.) Aging and Everyday Life, , Oxford: Blackwell Publishers, pp.115-124, 2000
Lalive d’Epinay, C. ;La retraite et après ? Vieillesse entre science et conscience. Leçon d’adieu, Université de Genève : Centre Interfacultaire de Gérontologie et Département de Sociologie, , Coll. Questions d’âge, nº 2, 2003
Martin, A. V.;Gerontologia Educativa: Enquadramento Disciplinar para o Estudo e Intervenção Socioeducativo com Idosos, in in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa , Instituto Piaget (pp.47-73), 2007
Simões, A. ;A Nova Velhice. Um Novo Público a Educar, Âmbar (cap.4. Aposentação: um espaço de desenvolvimento pessoal, pp. 75-102) e (cap.6. Envelhecimento produtivo, pp. 137-152), 2006
Tomás, M. S.;Mayores, Actividad y Trabajo en el proceso de envejecimiento y jubilación: una aproximación psico-sociológica, Madrid: IMSERSO (cap.3. Trabajo, actividad y jubilación en el contexto socio-laboral actual, pp.119-167), 2001
Vega, J. L., Martínez., B.;Desarrollo Adulto y Envejecimiento, Editorial Síntesis (cap.8. Relaciones Laborales y Sociales, pp.317-347), 1995
Martin, I., Guedes, J., Gonçalves, D., Cabral Pinto, F.;O Desenvolvimento do Paradigma do Envelhecimento Produtivo. Os Novos Papéis dos Seniores na Sociedade, in Osório, A., Cabral Pinto, F. (coord.), As Pessoas Idosas – Contexto Social e Intervenção Educativa, Instituto Piaget (pp. 203-223), 2007
Pestana, Nuno Nóbrega ;Trabalhadores mais velhos: Políticas públicas e práticas empresariais. Contributos para uma política nacional de envelhecimento activo, Lisboa, DGERT/MSST, 2003