Código: | GS3201 | Sigla: | ARPS3 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 3 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 4 ECTS | 0 | 0 |
Teóricas: | 0,00 |
Laboratoriais: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Esta UC, na continuidade das anteriores pretende transmitir os conhecimentos teóricos/práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços, residenciais ou não, e proporcionar ao pessoal dirigente e não dirigente conhecimentos rigorosos para melhorar o nível de eficácia das práticas. Para além dos objectivos genéricos deste conjunto de Unidades Curriculares pretende-se que os alunos consolidem os seus conhecimentos, desenvolvam competências teórico práticas que lhes permitam não apenas participar nos processos de avaliação de qualidade de equipamentos e serviços para idosos, mas serem eles próprios agentes promotores desses processos. Para além dos conhecimentos processuais sólidos dos diferentes modelos de avaliação de qualidade, interessa que os alunos estejam em condições de perceber os pontos fracos e fortes das dinâmicas organizacionais, e de elaborar planos de melhoria
Análise da satisfação 1.1. Dimensões: 1.1.1. relações com o pessoal que trabalha na instituição; 1.1.2. características físicas e arquitectónicas da residência; 1.1.3. modelo organizativo; 1.1.4. relações com os outros residentes; 1.1.5. residência no seu conjunto; 1.1.6. no caso de ter família, relacionamento que é mantida. 1.1.7. no caso de ter amigos, relações que consegue manter. 1.2. Técnicas de recolha de informação (escala, entrevista). 2. Inquérito individual aos idosos 2.1. Dimensões de análise: 2.1.1. capacidades funcionais 2.1.2. actividades pessoais 2.1.3. integração na comunidade 2.1.4. saúde 3. Tratamento da informação recolhida 3.1. Tratamento estatístico no SPSS 3.2. Elaboração de relatório final de avaliação 3.2.1. Avaliação das variáveis ambientais que, favorecem ou limitam o envelhecimento bem sucedido 3.2.2. Planeamento de melhorias a introduzir na(s) instituição(ções) 3.2.3. Comparação com outras instituições.(benchmarking)
Ballesteros, R. Fernandez et alii;Sistema de Evaluacion de Residenciais de Ancianos, SERA, , minist+eri de trabajo e assuntos sociales , 1997 |
ISS;manuais de Qualidade -Estruturas residenciais para idosos de, ISS, 2010 |
Ballesteros, R. Fernandez; Gerontologia Social, , Ediciones Pirámide,Madrid, 200 |
CID-ISS;“ Manual de Boas Práticas- Um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas”, ISS-Lisboa , 2010 |
O ensino é de índole teórico prático, sendo a apresentação do docente acompanhada por exemplos relevantes para a compreensão dos pressupostos teóricos subjacentes à elaboração dos modelos e á pertinência da sua aplicação.
A avaliação de conhecimento dos alunos é Distribuída. Os alunos para obterem classificação positiva na avaliação distribuída terão de ser avaliados em dois momentos. Um primeiro, de avaliação individual, e um segundo momento com base num trabalho de grupo de aplicação de um dos instrumentos de avaliação da qualidade de residências ou serviços a idosos
Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Nos termos do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
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