Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Objetivos:
1. Situar o desenvolvimento comunitário no âmbito da intervenção do Serviço Social.
2. Transmitir conhecimentos sobre as principais concepções, modelos e abordagens, os princípios orientadores, objetivos e características, bem como as formas e modalidades de intervenção, atualmente utilizadas no âmbito do Desenvolvimento Comunitário.
Competências a adquirir:
Pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
1. Problematizar a intervenção comunitária na sociedade atual, simultaneamente, globalizada e individualizada.
2. Identificar os diferentes modelos teóricos de Desenvolvimento Comunitário e analisá-los criticamente.
3. Desenvolver competências para a leitura e a análise dos quadros societais segundo diferentes quadros conceituais.
Programa
1 - Refletir a luz da História do Serviço Social a relação com o Trabalho Comunitário.
2. Uma perspectiva histórica de Desenvolvimento Comunitário
2.1. Raízes do desenvolvimento comunitário
2.2. As teorias do desenvolvimento no espaço
2.3. Desenvolvimento comunitário em Portugal
3. Enquadramento teórico do Desenvolvimento Comunitário: conceitos centrais
3.1. Os conceitos de crescimento e de desenvolvimento
3.2 O conceito de crescimento
3.3 O conceito de desenvolvimento humano
4. O conceito de desenvolvimento de Amartya Sen
4.1 Os conceitos de comunidade e de sociedade
4.2. O conceito de desenvolvimento comunitário
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos programáticos sao coerentes com os objetivos da disciplina, desde logo porque os primeiros são centrados na transmissão de importantes conceitos relativos ao Desenvolvimento Comunitário, suas raízes históricas e sua tradução em princípios de intervenção comunitária, fundamentais para desenvolver nos estudantes competências de leitura e análise dos diferentes modelos de intervenção comunitária.
Bibliografia Principal
Amartia Sen;O Desenvolvimento como liberdade, Companhia das Letras, 2012
ROGÉRIO ROQUE AMARO;Desenvolvimento ¿ um conceito ultrapassado ou em renovação? Da teoria à prática e da prática à teoria, 2003
Ilda Lopes Rodrigues da Silva;REDESCOBRINDO O PENSAMENTO RICHMONDIANO: DIAGNÓSTICO SOCIAL, Revista In Debate, 2002
Magister BibianaTravi;PRIMERAS APROXIMACIONES PARA LA COMPRENSIÓN DE LA NATURALEZA, FUNDAMENTOS Y FORMAS DEL TRABAJO SOCIAL EN LA OBRA DE MARY ELLEN RICHMOND, Editorial PAIDEIA y Universidad Nacional de Mar del Plata, 2004
BOSQUET, Catherine ;«Le develloppement communautaire. Un concept, une histoire, des valeurs», Actes Travail Social et Développement Communautaire, Bélgica, FCSS-FCSSB., 2003 ([em linha]. Disponível em http://www.fdss.be/uploads/TravailSocialDevComm/TravailSocEtDevComCombo.pdf))
CARMO, Hermano ;Desenvolvimento Comunitário, Lisboa, Universidade Aberta., 1999
Métodos de Ensino
1. Utilizam-se aulas expositivas, para transmitir conhecimentos relativos às questões conceptuais.
2. Utilizam-se aulas de comentário e discussão de textos de autores reconhecidos na área da intervenção social comunitária e do desenvolvimento comunitário.
Modo de Avaliação
Avaliação apenas com exame final
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
42
Análise de Modelo de Desenvolvimento de Comunidade
Teste/Exame
2021-01-06
Total:
42
Avaliação Contínua
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDA (Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de dois testes. O 1º teste será realizado no dia 27 de novembro. O 2º teste decorrerá na data do exame final. Cada teste tem uma ponderação de 50%.
Note Bem:
Para que o aluno se possa manter na avaliação distribuída deverá assistir a 75% do número total de aulas (Ponto 7 do Artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos).
2. EXAME FINAL (Artigo 12º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos) que consistirá na realização de um exame escrito individual.
Avaliação Final
Para alunos em avaliação distribuída
1º teste = 50% 2º teste = 50%
Para alunos em exame final
Exame = 100%
Provas e Trabalhos Especiais
Não aplicável.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Conforme estabelecido no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Na medida em que esta UC pretende preparar os alunos para ler e analisar projetos de intervenção comunitária, à luz de quadros teórico-operativos, a metodologia de ensino - aprendizagem parece ser coerente com os objetivos da disciplina. Ao basear-se numa abordagem expositiva dos conceitos mas, sobretudo, na reflexão de diferentes experiências de intervenção comunitária (partilhadas por interventores sociais que implementam diariamente projetos de intervenção comunitária), a metodologia utilizada vai ao encontro dos objetivos da UC.