Código: | GS1204 | Sigla: | ASC2 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 11 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 4 ECTS |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
1. Transmitir conhecimentos teóricos sobre a questão do desenvolvimento social e comunitário e sobre o processo de intervenção comunitária. 2. Promover nos estudantes a capacidade para diagnosticarem necessidades e problemas do colectivo das pessoas seniores, numa determinada comunidade, as possibilidades de intervenção e sua avaliação. 3. Dar a conhecer instrumentos e projectos de animação sociocultural (ASC) para seniores, como meios para o desenvolvimento social e comunitário. Competências. Pretende-se que os estudantes sejam capazes de: 1. Relacionar os objectivos da ASC para seniores, com o desenvolvimento social e comunitário. 2. Intervir na comunidade, através do processo de diagnóstico, intervenção e avaliação. 3. Reconhecer as estratégias e os projectos que existem de ASC para idosos, como processos de desenvolvimento social e comunitário.
1.Desenvolvimento social e comunitário. 1.1. Conceitos base: desenvolvimento, comunidade, organização comunitária. 2. A associação, o actor colectivo e a organização comunitária. 2.1. A educação para o desenvolvimento; identidade cultural e sentimento de comunidade; intra e a interculturalidade. 2.2 A participação como princípio basilar do desenvolvimento comunitário 2.3. Empowerment e advocacy 3. A intervenção social comunitária 3.1. Princípios e principais elementos em jogo no processo de intervenção comunitária 3.2. Os seniores como recurso para o desenvolvimento social e comunitário. 4.Etapas de construção de um projecto de intervenção 4.1. Diagnóstico 4.2. Elaboração do plano de ação 4.3. Realização da intervenção 4.4. Avaliação da intervenção. 5. A animação sociocultural para seniores e o desenvolvimento social e comunitário.
Os conteúdos programáticos vão ao encontro dos principais objetivos da UC: o ponto 1 e 2 do programa procura concretizar o primeiro objetivo enunciado. Os conteúdos programáticos expressos nos pontos 3 e 4 do Programa são coerentes com os objetivos 2 e 3 da UC.
Tonnies, F. ;«El nacimiento de mis conceptos de “comunidad” y “sociedad”», Sociológica, n.º 1. , 1986 . Site Web: http://www.catedras.fsoc.uba.ar/elias/tonnies.pdf |
Sen, A. (2003) ;O Desenvolvimento como Liberdade, Lisboa: Gradiva |
Serrano, G.P. (2008);Elaboração de projectos sociais. Casos práticos, Porto: Porto Editora. |
Berne, A.L., Aran, A., Martínez, X.U. (2009);La Acción Comunitaria, barcelona: Graó |
Viana, J.F.S. ;Porto: Cidade Amiga das Pessoas Idosas: Um estudo centrado na perspectiva de idosos das freguesias de Miragaia e Vitória. , http://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/779/1/DM_JoaoViana_2010.pdf, 2010 |
Carmo, H. (1999);Desenvolvimento Comunitário, Lisboa:Universidade Aberta |
Carvalhosa, S., Domingos, A., Sequeira, C. ;“Modelo lógico de um programa de intervenção comunitária – GerAcções”, Análise psicológica (2010), 3 (XXVIII): 479-490 em http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312010000300008. |
Trilla, J. (coord.) ;Animação sociocultural. Teorias, programas, âmbitos., Lisboa: Instituto Piaget., 2004 |
WHO;Guia Global das Cidades Amigas das Pessoas Idosas, http://www.gulbenkian.pt/images/mediaRep/institucional/FTP_files/pdfs/PGDesenvolvimentoHumano/ProjIdosos_GuiaCidades2009.pdf, 2007 |
Allegrini, G.O.;Desarrollo local, educación e identidad cultural, http://centauro.cmq.edu.mx/dav/libela/pdfS/educac/080102050.pdf, 2003 |
No decorrer das aulas, poderão ser indicadas outras obras.
1. Utilizam-se aulas expositivas para transmitir os conhecimentos teóricos mais relevantes nesta área. 2. Utilizam-se aulas práticas com leitura e discussão de textos e de análise de projectos concretos de ASC como recurso para o desenvolvimento social e comunitário para que os estudantes possam reflectir sobre essas práticas à luz dos conhecimentos teóricos.
3
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
Trabalho prático - 60% Apresentação oral - 40% OU Exame final - 100%
Não aplicável.
Não aplicável.
Conforme Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.