Código: | GS1206 | Sigla: | NE |
Área de Ensino: | Ciências da Saúde |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 9 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 1º | 2 ECTS |
Teóricas: | 30,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Conhecer, saber utilizar, aplicar e interpretar os conhecimentos adquiridos relacionados com a temática da alimentação/nutrição no envelhecimento.
Proporcionar conhecimentos abrangentes sobre a prestação de cuidados alimentares a idosos.
Nutrição, estado nutricional e saúde: relevância no envelhecimento.
2. Alimentos e nutrientes: conceitos gerais.
3. Particularidades biológicas, sociais, culturais e a sua interação com a alimentação/nutrição do idoso.
4. Necessidades nutricionais e recomendações alimentares e nutricionais no envelhecimento.
5. Avaliação do estado nutricional na população sénior.
6. Prestação de cuidados alimentares em instituições geriátricas e prestadores de cuidados.
A UC estrutura-se em torno de uma abordagem multidisciplinar que permita ao estudante compreender a relevância dos determinantes de várias índoles nos hábitos alimentares dos idosos, sua composição corporal e consequente qualidade de vida.
De acordo com o plano de estudos em vigor, a unidade curricular representa um tempo total de contacto de 30 horas. A UC de Nutrição e Envelhecimento é uma disciplina teórica. No entanto, as sessões contemplam não só exposição de conteúdos, mas também atividades diversificadas estimuladoras da aprendizagem: leitura e discussão de artigos fornecidos e outros exercícios práticos de forma a estimular o raciocínio e a análise crítica.
A avaliação da UC será distribuída, nos seguintes módulos:
- 10% Assiduidade
- 30% Trabalho de grupo
- 60% Exame
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Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 30 | |
Total: | 30 |
O recurso a metodologias expositivas permite a exploração aprofundada dos conteúdos temáticos e objetivos da UC, acrescidos da leitura e análise de outros recursos pedagógicos indicados.
As discussões e as reflexões conjuntas favorecem a compreensão das implicações das aprendizagens dos conteúdos programáticos centrais da UC.