Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Objectivos da UC:
1. Compreender as mudanças objectivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho;
2. Analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em actividades socialmente úteis e significativas; e
3. Compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projecto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em actividades criativas a fim de poder desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de actividades.
Programa
1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado
1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de actividades socialmente úteis;
1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de actividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo".
2. O voluntariado social
2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais;
2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo;
2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais.
3. A preparação para a reforma
3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajecto de vida;
3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social".
4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho
4.1 A reforma como direito ou como obrigação;
4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.
Bibliografia Complementar
Ana Delicado;Caracterização do Voluntariado em Portugal, Revista de Intervenção Social, 2002. ISBN: 0874-1611
Inácio Martín, Telma Fernandes, Constança Paúl, Luíz Roseira ;Medidas Nacionais para Promoção do Movimento Voluntário Em Portugal, Inovação à Leitura, 2005
José Inácio Martin, Daniela Gonçalves;Formação básica de voluntariado: Teoria da formação de voluntariado e exercícios práticos em formação básica de voluntariado, IUDEX - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS., 2007. ISBN: 978-989-95304-0-9
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
António Manuel Fonseca ;Reforma e Reformados , Almedina, 2011. ISBN: 978-972-40-4531-3
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8
Métodos de Ensino
Integram-se nos métodos de ensino da unidade curricular a exposição de conteúdos teóricos, a leitura e exploração de textos de apoio, a visualização de filmes e dinâmicas de role-playing.
Modo de Avaliação
3
Avaliação Contínua
Avaliação
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
10% - Participação ativa nas aulas;
70% - Realização de um trabalho individual;
20% - Apresentação oral do trabalho.
2. Exame final
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
A
pedagogia utilizada, sustentada numa abordagem expositiva mas também centrada na reflexão crítica de textos-base, filmes e projetos de voluntariado social, é uma
condição para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem desta UC.