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Animação Sócio-Cultural III: Voluntariado Social...


Código: GS2104    Sigla: ASC3

Ocorrência: 2021/22 - 1S

Área de Ensino: Gerontologia Aplicada

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 4 ECTS

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sara Raquel Costa Guerra   2,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Objectivos da UC:

1. Compreender as mudanças objectivas que ocorreram recentemente na condição social de reformado e que tornam pertinente a organização de práticas sociais destinadas a promover o voluntariado social, a preparação para a reforma e a inclusão no mercado de trabalho; 
2. Analisar dispositivos sociais experimentados em vários contextos societais a fim de ampliar as oportunidades de os reformados se envolverem em actividades socialmente úteis e significativas; e
3. Compreender as desigualdades de motivação dos idosos face ao projecto de uma reforma vivida no registo da utilidade social, da solidariedade e/ou da implicação em actividades criativas a fim de poder desenvolver um papel de mediação entre os idosos e diversos tipos de actividades.

Programa

1. Da reforma-descanso à reforma-utilidade social - Transformações societais recentes e mudança na condição social de reformado 

1.1 Prolongamento do período de reforma vivido com um estado de saúde compatível com o prosseguimento de actividades socialmente úteis; 
1.2 Risco de os reformados experimentarem uma situação de vazio existencial em virtude do défice de estruturas sociais potenciadoras de actividades que permitam escapar ao estereótipo de "inactivo". 

2. O voluntariado social 
2.1 O voluntariado face ao enfraquecimento dos laços sociais; 
2.2 O voluntariado como recurso para desenvolver e qualificar o associativismo; 
2.3 Uma prática cujo grau de institucionalização varia consoante os contextos sociais. 

3. A preparação para a reforma 
3.1 Uma noção que põe em causa modos de viver o trabalho, o lazer, a sociabilidade ao longo de todo o trajecto de vida; 
3.2 O desenvolvimento de programas de preparação para a reforma a fim de contrariar a experiência da reforma como "morte social". 

4. Inclusão de trabalhadores idosos no mercado de trabalho 
4.1 A reforma como direito ou como obrigação; 
 4.2 Uma gestão mais flexível das idades e dos tempos sociais como condição para fomentar a cooperação e a transferência de experiências entre as gerações no próprio trabalho.

Bibliografia Complementar

Ana Delicado;Caracterização do Voluntariado em Portugal, Revista de Intervenção Social, 2002. ISBN: 0874-1611
Inácio Martín, Telma Fernandes, Constança Paúl, Luíz Roseira ;Medidas Nacionais para Promoção do Movimento Voluntário Em Portugal, Inovação à Leitura, 2005
José Inácio Martin, Daniela Gonçalves;Formação básica de voluntariado: Teoria da formação de voluntariado e exercícios práticos em formação básica de voluntariado, IUDEX - ASSOCIAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS., 2007. ISBN: 978-989-95304-0-9
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
Sónia Fernandes;Manual de Apoio na Gestão de Voluntariado , Pista Mágica, 2016. ISBN: 978-972-99345-6-8
António Manuel Fonseca ;Reforma e Reformados , Almedina, 2011. ISBN: 978-972-40-4531-3
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8
Ana Alexandre Fernandes,Paula C. Albuquerque, António M. Fonseca;A (Re)Forma das Reformas , Almedina, 2016. ISBN: 978-972-40-6868-8

Métodos de Ensino

Integram-se nos métodos de ensino da unidade curricular a exposição de conteúdos teóricos, a leitura e exploração de textos de apoio, a visualização de filmes e dinâmicas de role-playing. 

                                              



Modo de Avaliação

3

Avaliação Contínua

Avaliação
Os alunos poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:

1. Avaliação distribuída
10% - Participação ativa nas aulas;
70% - Realização de um trabalho individual;
20% - Apresentação oral do trabalho.

2. Exame final

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A pedagogia utilizada, sustentada numa abordagem expositiva mas também centrada na reflexão crítica de textos-base, filmes e projetos de voluntariado social, é uma condição para que os estudantes atinjam os objetivos de aprendizagem desta UC.