Código: | GS2201 | Sigla: | SE4 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 6 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 2º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
OBJETIVOS DA DISCIPLINA NO CONTEXTO DA LICENCIATURA -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento. -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção; OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA: -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos, nomeadamente as dinâmicas relacionais intra-familiares; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida, nomeadamente o problema da exclusão social na velhice.
1. Famílias e envelhecimento: solidariedades e tensões 1.1. Valores e interação familiar 1.2. Redes de apoio familiar 2. Envelhecimento e Exclusão Social 2.1. Conceito de exclusão social 2.2 Exclusão social na velhice 2.2.1 A dimensão económica da exclusão social na velhice: padrões de vida da velhice na sociedade portuguesa 2.2.2 A dimensão simbólica da exclusão social na velhice: representações sociais sobre os idosos e exclusão simbólica 2,2.3 A dimensão relacional da exclusão social na velhice: a atomização social
Bibliografia
Aboim, Sofia e Wall, Karin, ¿Tipos de família em Portugal: interacções, valores, contextos¿ in Análise Social, nº 163, ICS, 2002
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Bibliografia de desenvolvimento
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Brinkerhoff, D. B. White, L. K.;Sociology, West Publishing Company, 1991 |
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Gaulejac, V., Leonetti, I. T; La lutte des places, Paris, Épi,, 1994 |
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Os alunos podem optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída consistirá:
a) na realização de um trabalho escrito (individual ou em grupo, até um limite de 2 elementos), sobre temas dos conteúdos programáticos da cadeira. Este relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. Serão considerados:
- articulação do tema com as matérias programáticas;
- capacidade de análise crítica dos textos;
- sistematicidade;
- pesquisa bibliográfica;
- originalidade;
- empenho no trabalho.
Este trabalho será ainda objecto de uma defesa por parte dos seus autores: entre 10 a 15 minutos. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. Será valorizada a clareza na exposição e a articulação entre todos os elementos do grupo. O trabalho escrito ocupará cerca de 15 páginas completas, escrito a Arial 11, alinhamento do texto justificado e espaço 1,5.
b) num exercício escrito individual a realizar em data a definir (ponderação de 50% na nota final).
c) a participação poderá traduzir-se, na nota final, numa bonificação de 1 valor.
2. Avaliação por exame final
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O relatório tem uma ponderação de 35% da nota final. A defesa tem uma ponderação de 15% na nota final. O exercício escrito individual tem uma ponderação de 50% na nota final.
Os alunos Estudantes-Trabalhadores que estejam inscritos em Avaliação Distribuída que não consigam corresponder ao critério Assiduidade, poderão desenvolver com o docente um plano especial de acompanhamento, de acordo com as normas estipuladas no Regulamento de Avaliação do ISSSP.
A melhoria de nota é feita nos períodos e segundo o estipulado no Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.