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Psicopatologia do Envelhecimento I


Código: GS2202    Sigla: PDE1

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Psicologia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LGS 5 Despacho 6311/08 de 05 de Março 5 ECTS 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2

Teórico-Práticas: 45,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Teresa Soares Souto   3,00

Língua de Ensino

Português

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

- Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com ênfase particular nas perturbações neurocognitivas e estados psicóticos;.

 - Promover a discussão dos conceitos de normalidade versus patologia relativos ao processo de envelhecimento humano;
 - Familiarizar os estudantes com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na idade avançada, evidenciando as suas especificidades;.
 - Desenvolver competências elementares para o trabalho gerontológico junto da pessoa idosa com perturbação mental (screening de sintomas).

Programa

1. Introdução à psicopatologia: objecto, conceitos e sistemas de classificação 

2. Saúde mental nas idades avançadas 
3. Perturbações neurocognitivas: perturbações major e ligeira e seus subtipos etiológicos (DA; degeneração lobar frontotemporal; D. dos Corpos de Lewy; D. Vascular; D. de Parkinson; outras); delirium 
4. Esquizofrenia e psicoses de inicio tardio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos programáticos selccionados para esta UC permitem ao estudante a obtenção de conhecimentos no âmbito da psicopatologia descritiva e compreensiva relativo aos principais quadros psicopatológicos do adulto idoso. Promove-se, ainda, o contato com os principais sistemas de classificação diagnóstica das perturbações mentais e a reflexão crítica sobre o conceito de normalidade.

Valorização da empatia e da escuta ativa no âmbito da construção da relação profissional do(a) gerontólogo(a) social.

Bibliografia Principal

Firmino H, Cortez Pinto L, Leuschner A, Barreto J. (Eds) ;Psicogeriatria, Psiquiatria Clínica, 2006. ISBN: 9789892003146
Fernandes, L. ;Envelhecimento e Demências (pp. 93-121). Em: Fonseca, A. M. (Ed.). Envelhecimento, Saúde e Doença¿Novos Desafios para a Prestação de Cuidados a Idosos, Coisas de Ler, 2014. ISBN: 9789898659354
Santana I, Duro D. ;Envelhecimento Cerebral e Demência. (pp. 159-178). Em: Veríssimo, M.T. (Coord.) Geriatria Fundamental ¿ Saber Praticar, Lidel, 2014. ISBN: 9897520562
Castro Caldas. A. & Mendonça, A. (coord.); "A Doença de Alzheimer e outras Demências em Portugal", Lisboa: Lidel, 2005
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J.;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lisboa: Lidel, 2016

Bibliografia Complementar

Figueira ML, Sampaio D, Afonso P. ;Manual de Psiquiatria Clínica, Lidel, 2011. ISBN: 9789727579600
Castro Caldas et al. ;Envelhecimento e Demência ¿ Testemunhos da Prática Clínica, Pfizer, 2016. ISBN: 978-989-96445-1-9
Martins S, Fernandes L. ;Delirium no Idoso (pp. 39-42). Em: Fernandes L, Gonçalves Pereira M, Cortez Pinto L, Firmino H, Leuschner A. (Ed.). Jornadas de Gerontopsiquiatria. , Associação Portuguesa de Gerontopsiquiatria, 2011. ISBN: 978-989-20-2796-8
Organização Mundial de Saúde (OMS);Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10 e Diretrizes Diagnósticas e de Tratamento para Cuidados Primários, OMS, 1993. ISBN: 85-7307-326-8
Correia, DT (coord);Manual de Psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013
Trzepazt, T. & Baker, R.W.;Exame Psiquiátrico do Estado Mental, Lisboa: Climepsi Editores, 2001
Spar, J. & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Climepsi Editores, 2015

Observações Bibliográficas

À bibliografia principal acrescem outros textos científicos disponibilizados pelo docente.

Métodos de Ensino

Aulas expositivas com discussão de casos práticos; exploração pedagógica de material escrito (artigos e relatórios cientificos, DSM-IV-TR / DSM-5) e material audiovisual (extractos de reportagens, filmes).



Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  45
  Total: 45

Avaliação Contínua

Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um relatório escrito individual na sequência da administração de instrumento, com exposição oral; (ii) realização de uma prova escrita na data do exame; (iii) participação activa nas aulas.


Cada momento de avaliação tem um peso específico na classificação final da disciplina: relatório escrito individual com apresentação oral (50%); prova escrita (40%); participação nas aulas (10%).  Cada classificação parcelar deverá ter pelo menos 6,5 valores.

ADENDA:
Avaliação distribuída com vários componentes de avaliação: (i) realização de um trabalho individual na sequência da análise critica de artigo científico relativo ao Mini Mental State Examination (MMSE), com exposição oral (50%); (ii) realização de uma prova escrita (se possivel, na data do exame) (40%); (iii) participação activa nas aulas (10%) .

Avaliação Final

Exame final (100% de ponderação)




Provas e Trabalhos Especiais

Não aplicável.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Melhoria realizada através de exame final (100%).

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As aulas expositivas pretendem dotar os estudantes do conhecimento sobre os conteúdos temáticos que constituem o program da UC.

A administração de instrumento de screening cognitivo a um adulto idoso, permitirá treino de competências de relação numa aproximação de contexto prático, no âmbito do processo de aprendizagem, assim como:
- a capacitação na adequada administração, cotação e interpretação de resultados;
- estruturação da informação a apresentar sobre o avaliado e respetiva pertinência para compreensão dos resultados obtidos;
- treino de competências de comunicação (espeficamente de oralidade).