Código: | GS3101 | Sigla: | SE5 |
Área de Ensino: | Sociologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 10 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 4 ECTS |
Teóricas: | 28,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Objetivos da disciplina -Aprofundar o domínio dos instrumentos fornecidos pela Sociologia para analisar criticamente o fenómeno do envelhecimento; -Fornecer um quadro teórico susceptível de facultar a leitura das estruturas, dos processos e das dinâmicas responsáveis pelas evoluções da condição social dos idosos; -Fornecer quadros de análise interpretativa das mudanças ocorridas nos modos de ver o envelhecimento, nos modos de interagir com os idosos, assim como nos modos de construir os problemas específicos desta fase da vida; -Fornecer conhecimentos teóricos necessários para interpretar situações concretas observáveis no decorrer do estágio de Gerontologia Social e para analisar modelos e estratégias de intervenção.
Análise crítica da institucionalização dos idosos 1. A institucionalização como obstáculo ao envelhecimento bem sucedido: contributos do interaccionismo simbólico. 1.1 O conceito de instituições totais. 1.2 A institucionalização como obstáculo ao envelhecimento bem sucedido. 1.2.1 Institucionalização e construção da carreira do idoso. 1.2.2 Institucionalização e aprofundamento de uma identidade negativa da velhice. 1.3. Idosos institucionalizados e estratégias comportamentais. 1.3.1. As estratégias de conformidade. 1.3.2. As adaptações secundárias. 2. A diversificação de serviços e equipamentos e promoção do combate à morte social dos idosos Bibliografia Brinkerhoff, D.B., White, L. K., Sociology, West Publishing Company, 3rd ed., 1991. Caradec, V., « `Personnes âgées¿ et `objets technologiques¿ : une perspective en termes de logiques d¿usage», in : Revue Française de Sociologie, nº 42, 2001. Caradec V., Sociologie de la vieillesse et du vieillissement, Paris, Ed. Nathan, 2001 CIMOP, Percepciones socials hacia las personas mayors, Madrid, Ministério de Trabajo Y Asuntos Sociales, 2002 (disponível on line). Elias, N., "A solidão dos moribundos: envelhecer e morrer", Rio de Janeiro, Zahar, 2001. Epinay, C. Lalive d¿, Vieillir ou la vie à inventer, Paris, L¿Harmattan, 1991 Fernandes, A. A., «Velhice, solidariedade, família e política social: itinerário de pesquisa em torno do aumento da esperança de vida», Sociologia, Problemas e Práticas, nº 36, 2001. Fernandes, A., Velhice e Sociedade, Oeiras, Celta Ed., 1997. Fernández-Ballesteros (dir.), Gerontologia Social, Madrid, Ed. Pirâmide, 2000. Goffman, E., Asiles, Ed. De Minuit, Paris, 1978. Guillemard, A.M., La retraite une mort sociale. Sociologie des conduites en situation de retraite, Paris, La Haye, Mouton, 1972. Lenoir R., «Objet sociologique et Problème social» In: P. Champagne, L. Pinto, R. Lenoir, Initiation à la pratique sociologique, Paris, Dunod, 1990.
Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pelo docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos.
Sessões teóricas (T): sessões que contemplam a análise, pelo docente, dos conteúdos programáticos da unidade curricular, articulando-se a exposição teórica dos temas com a ilustração empírica e a participação dos alunos na sua discussão. Sessões de orientação tutorial (OT): sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos.
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Estão previstas sessões que contemplam um conjunto de actividades científico-pedagógicas, que visam consolidar as competências dos alunos. Estão previstas as seguintes actividades: - apresentação de textos/outros documentos pelos alunos, individualmente e em grupos restritos, com discussão alargada; - aprofundamento das matérias teóricas (conceitos, teorias) a partir da realização do ensaio crítico e de exercícios propostos pelo docente; - orientação tutorial, individual e em pequeno grupo, quer quanto às matérias gerais da disciplina, quer quanto à realização do ensaio crítico.