Código: | GS3102 | Sigla: | PE2 |
Área de Ensino: | Psicologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 9 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 5 ECTS | 0 | 0 |
Teórico-Práticas: | 42,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Português
Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afectivas e nos distúrbios emocionais:
1. Perturbações emocionais no adulto idoso:
A abordagem das perturbações emocionais no adulto idoso permitirá aos estudantes atingir uma melhor compreensão do envelhecimento humano saudável e com condições psicopatologicas associadas.
A exploração de outas condicões clínicas relevantes na população sénior contribuirá para um reforço dos conhecimentos no âmbito da geropsicologia o que facilitará a aquisição de competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (screening e intervenção psicossocial).
Whitbourne, SK.;Psychopathology in Later Adulthood, USA: John Wiley & Sons Inc, 2000 |
Firmino, H., Simões, M. & Cerejeira, J. (coord);Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lisboa: Lidel, 2016 |
Firmino, H. et al (coord);Psicogeriatria, Editora Psiquiatria Geriátrica, 2006 |
Correia, DT (coord);Manual de psicopatologia, Lisboa: Lidel, 2013 |
Ortiz, LA., Ballesteros, JC. & Carrasco, M.; "Psiquiatria Geriátrica, 2ª edición", Barcelona: Masson SA, 2006 |
Spar, J & La Rue, A.;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lisboa: Climepsi Editores, 2005 |
Karel, M.J., Ogland-Hand, S. & Gatz, M.;Assessing and Treating Late-Life Depression, USA: Basic Books, 2002 |
OMS;Classificação de Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-10: Descrições Clínicas e Directrizes Diagnósticas., 1993 |
Pachana, P., Laidlaw, K. & Knight, B.;Casebook of Clinical Geropsychology , London: Oxford University Press, 2010 |
APA;Manual de Diagnóstico e Estatístico das Perturbações Mentais, 5ª edição (DSM-5), Lisboa: Climepsi Editores, 2014 |
À bibliografia principal acrescem outros textos científicos (artigos, capítulos, relatórios) disponibilizados pelo docente
Nesta UC consideraram-se as seguintes componentes:
1
A disciplina de Psicopatologia do Envelhecimento II é uma disciplina de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). Deste modo: (i) Os estudantes inscritos em avaliação distribuída terão que assistir a 75% do número total de aulas, excepto os alunos abrangidos pelos regulamentos especiais, nomeadamente a lei 116/1997 e lei 90/2001. (ii) Os estudantes serão avaliados através de 2 provas escritas individuais, com peso de 25% cada uma e de dois trabalhos a realizar umindividualemnte (20%) e outro em pequenos grupos (30%) (iii) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5). (iv) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final. (v) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso e extraordinária. (vi) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados. [OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é resultante da realização de uma prova em época de exames (100%).
Não aplicável.
A metodologia expositiva foca- se na aquisiçaõ de conhecimento teórico acerca das perturbações afectivas e nos distúrbios emocionais do adulto idoso. A análise e discussão de casos clínicos, permitirá aos estudantes familiarizar com os critérios de diagnóstco e especificidades das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, estimulando a sua participação na compoente teórico- prática das aulas. Deste modo, viabiliza-se a transposição para o contexto prático de aspetos teóricos previamente apresentados. Em paralelo, esta metodologia de participação ativa estimulará o desenvolvimento pessoal dos estudantes e, sobretudo, o treino de competências de comunicação que constitui uma competência central no futuro trabalho gerontológico.