Código: | GS3107 | Sigla: | E5 |
Área de Ensino: | Gerontologia Aplicada |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LGS | 10 | Despacho 6311/08 de 05 de Março | 3º | 8 ECTS |
Trabalho de Campo: | 0,00 |
Seminário: | 42,00 |
Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
Português
Pretende-se que o aluno mobilize conhecimentos e treine competências relativas ao trabalho com idosos, instituições e organizações locais, em prol do desenvolvimento de entidades amigas das pessoas idosas.
Espera-se que seja capaz de:
Elaborar um diagnóstico institucional, propondo projetos que apresentem mudanças em respostas, políticas, programas e serviços direcionados para as pessoas idosas e famílias.
Assim, o aluno deve:
1. Sintetizar quadros gerontológicos relacionados com problemas dos mais velhos, suas famílias, ambientes e comunidades;
2. Elaborar projetos de intervenção em domínios como: saúde, acessibilidades, segurança, tecnologias de apoio, relações sociais, suporte informal, lazer e aprendizagem, participação social, prevenção do abuso, etc;
3. Promover a escuta, o envolvimento e os contributos de idosos, famílias, profissionais e entidades na definição desses projetos;
4. Implementar e avaliar continuadamente os efeitos das intervenções, investigando soluções criativas e práticas para os problemas relacionados com o envelhecimento e as pessoas idosas;
5. Problematizar a evolução dos papéis do gerontólogo na investigação de comunidades, programas, serviços e políticas;
6. Realizar um diagnóstico que evidencie potencialidades e fragilidades da comunidade/entidade, espelhando as visões dos vários interlocutores;
7. Reconhecer os princípios e valores éticos inerentes ao exercício profissional e à investigação com pessoas idosas;
8. Desenvolver relações de cooperação com vários agentes e entidades relacionadas com o/a estudo/intervenção com pessoas idosas.
1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social;
1.1 O envelhecimento experienciado num determinado contexto institucional: aprofundar o impacto que as mudanças que se têm vindo a operar nas estruturas demográfica e familiar produzem nas instituições e os desafios que colocam à construção de políticas, projetos e respostas sociais dirigidas às pessoas idosas;
1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio, atendendo às particularidades dos diversos contextos e do trabalho de articulação entre equipas, projetos, agentes privilegiados da comunidade e respostas sociais para pessoas idosas;
1.3 Construção de diagnósticos socioinstitucionais através de uma avaliação multidimensional que espelhe as particularidades dos contextos: instrumentos de recolha e análise de dados (grelhas de observação; guião de entrevista; análise de documentos e estatísticas existentes)
1.4 Análise integrada da informação recolhida.
Os conteúdos programáticos visam traduzir os conhecimentos teóricos multidisciplinares em projetos de ação. Parte-se do aprofundamento do impacto que mudanças complexas operadas nas estruturas demográfica e familiar produzem na solidariedade social e relações de interdependência. Estas mudanças traduzem-se em desafios e problemas aos quais as entidades atribuem respostas distintas através das medidas de política social global e nacional e através medidas e respostas sociais de expressão local. Percebe-se que os contextos e as distintas entidades locais não providenciam a mesma qualidade e diversidade de serviços ou projetos, nem os seus agentes se articulam nas mesmas lógicas de parceria ou rentabilização e partilha de recursos. Neste sentido, os conteúdos programáticos respondem à necessidade de construir um diagnóstico socioinstitucional, acionando procedimentos de investigação éticos e fiáveis que permitam ao investigador desenvolver relações de cooperação e espelhem as visões dos vários interlocutores.
Jacob, L.;Animação de idosos, Mais Leituras Editora, 2013. ISBN: 9789897300028 |
Guerra, I.;Fundamentos e Processos de uma Sociologia de Acção, Principia, 2002. ISBN: 972-8500-85-8 |
Fialho, J.; Silva, C.; Saragoça, J.;Diagnóstico Social. teoria, Metodologia e Casos Práticos, Edições Sílabo, 2017. ISBN: 978-972-618-917-6 |
Pereira, F.;Teoria e prática da Gerontologia, Psicosoma, 2017. ISBN: 9789728994341 |
Guedes, J.;Viver num lar de idosos, Coisas de Ler, 2013. ISBN: 9789898218575 |
Serrano, G.;Elaboração de projetos sociais, Porto Editora, 2014. ISBN: 978-972-0-34857-9 |
Friedrich, D.;Successful aging: integrating contemporary ideas research findings, and intervention strategies, Springfield: Charles C. Thomas Publisher, 2001 |
Foote, C & Stanners, C.;Integrating care for older people: new care for old: a systems approach, approach. London: Jessica Kingsley Publishers, 2005 |
Fernandes, R.;Avaliação comunitária de uma população de idosos: da funcionalidade à utilização de serviços, Coimbra: Mar da Palavra , 2009 |
López, S. M. M. & Haro, A. E.;Alternativas socioeducativas para las personas mayores, Madrid: Dykinson, 2009 |
Pereira, J. D. L., Lopes, M. S. & Rodrigues, T. M.;Animação sociocultural, gerontologia e geriatria: a intervenção social, cultural e educativa na terceira idade, Chaves: Intervenção-Associação para a Promoção e Divulgação Cultural, 2013 |
Todos os títulos estão disponíveis na biblioteca do ISSSP
Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direcionados para o conhecimento de projetos diversificados nesta área. A avaliação é contínua, integrando: assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório de final de semestre. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.
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A avaliação da disciplina de Estágio V será o resultado das seguintes ponderações: 50% da nota ¿ qualidade do trabalho de terreno; 40% da nota -relatório de estágio; 10% da nota - participação activa nas aulas. O apuramento da nota final faz-se através da média ponderada.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.
Em conformidade com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos.