Código: | SS1910205 | Sigla: | SEPSS1 | |
Áreas Científicas: | SERVIÇO SOCIAL |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LSS1 | Despacho 11629/2007, de 12 de Junho | 1º | 8 ECTS |
Docência - Horas
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Objectivos aprendizagem
OA1 Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a organização sócio política actual onde se inscrevem as práticas profissionais do Assistente Social em Portugal: ministérios, políticas e estruturas que constituem o enquadramento legal para enfrentar os mais diversos problemas que atingem os cidadãos;
OA2 Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o papel do Assistente Social na criação de oportunidades de mudança pessoal e social dos indivíduos em função de problemas psicossociais.
Competências a adquirir
1.Capacidade de identificar problemas psicossociais, por relação às estruturas e políticas sectoriais que integram o campo de acção do Assistente Social;
2. Capacidade de reflexão e argumentação sobre oportunidades e condicionalismos ao desempenho do Assistente Social;
3. Capacidade de problematizar a relação utente/profissional no respeito pelos valores de justiça, liberdade, dignidade,..;
4. Capacidade de análise e argumentação sobre direitos do cidadão e participação social.
MÓDULOS | DOCENTE RESPONSÁVEL
Apresentação da UC | Luísa Costa Pinto
1.Associações Profissionais e Código de Ética | Berta Granja | Convidado
2. Educação e Formação | Sidalina Almeida Convidado
3. Proteção Social 2|Fátima Pinto | Convidado
4. Promoção e Proteção de Crianças e Jovens | Madalena Oliveira | Convidado
5. Transtorno por Uso de Substâncias | Luísa Costa Pinto | Convidado
6. Saúde Mental | Elsa Montenegro | Convidado
7. Ensino Integrado e Reabilitação | Berta Granja | Convidado
8. Proteção no Envelhecimento | Joana Guedes | Convidado
9. Desenvolvimento Local 2 Paula Vieira | Convidado
10. Justiça e Reinserção | Luísa Costa Pinto | Convidado
11. Formação e Trabalho Profissional da(o) Assistente Social | Marcelo Gallo | Convidado
O conhecimento do campo de acção do Serviço Social em Portugal, com destaque para o enquadramento jurídico-legal das mais diversas estruturas e serviços de empregabilidade dos Assistentes Sociais na actualidade e do papel desempenhado pelos profissionais de Serviço Social, constitui uma referência indispensável à iniciação dos estudantes na compreensão da profissão e consequente construção da sua identidade profissional.
A UC organiza-se em a7ulas de componente teóricaSistematização e estruturação, pelo docente, das matérias leccionadas, a partir de reflexões e debates promovidos em contexto de sala de aula com base nas exposições de profissionais convidados e textos referenciados pelos docentes.A UC organiza-se em aulas de componente teórica. As metodologias de ensino utilizadas terão um cariz mais expositivo (ME1) numa parte da aula. Admite-se recorrer a metodologias mais orientadas para a participação, debate e argumentação (ME2), considerando o acesso do (a)s estudantes a Aulas Abertas, através da presença de profissionais convidados. De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos, a modalidade de avaliação é distribuída.
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A avaliação consiste em dois testes, perfazendo cada um 50% da avaliação final. Cada teste é cotado na escala de 0 a 20 valores. As questões formuladas em cada teste serão de Verdadeiro | Falso, devendo o estudante, para um nº de questões a definir, justificar, argumentando, a opção da resposta Falsa.
A conjugação de debates a partir dos textos seleccionados com a reflexão sobre a percepção dos profissionais convidados sobre as práticas, pretende contribuir para o desenvolvimento de um pensamento analítico, crítico, argumentativo e reflexivo. Desenvolver o interesse pelo debate de ideias, numa atitude de respeito e tolerância pelo pensamento diferente, constitui a estratégia para promover a aprendizagem de competências de escuta do outro, dialogante numa atitude construtiva, empática e de trabalho em equipa.