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Psicopatologia do Envelhecimento 2


Código: G2410329    Sigla: PE2
Áreas Científicas: PSICOLOGIA

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 7 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 5 ECTS 39 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA3-GS

Teórico-Práticas: 42,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 3,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,00
Maria Teresa Soares Souto   3,00
Inquéritos Totais 1 0,00
Maria Teresa Soares Souto   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Ampliar a compreensão do envelhecimento humano à luz dos conceitos de saúde mental e psicopatologia, com enfoque particular nas perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais:
(i) Promover a discussão junto dos alunos dos conceitos de perturbação clínica e sub-clinica no âmbito da geropsicologia; (ii) Familiarizar os alunos com os critérios de diagnóstico das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, evidenciando as suas especificidades;
(iii) Desenvolver nos alunos competências elementares para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (rastreio e intervenção psicossocial).

Programa

1. Perturbações emocionais no adulto idoso:
1.1. Estados depressivos e ansiosos
1.2. Luto normal, luto complicado/patológico e perturbações da adaptação
1.3. Depressão e suicídio
1.4. Doença bipolar

2. Outras condições clínicas
2.1. Perturbações do sono 

2.2. Alcoolismo e outras dependências

2.3. Conduta acumuladora e Síndrome de Diógenes

3. Perturbações da Personalidade (considerações gerais).

 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

A abordagem das perturbações emocionais no adulto idoso permitirá aos estudantes uma adequada compreensão do envelhecimento humano saudável e com condições psicopatológicas associadas.
A exploração de outas condições clínicas relevantes na população sénior contribuirá para um reforço dos conhecimentos no âmbito da geropsicologia o que facilitará a aquisição de competências para o trabalho gerontológico junto da população idosa com perturbação mental (e.g. rastreio e intervenção psicossocial).

Bibliografia Principal

Correia, D.T.;Manual de psicopatologia, Lidel, 2013
Firmino, H. ;Saúde mental das pessoas mais velhas, Lidel, 2016
Firmino, H. , Simões, M. & Cerejeira, J. (;Saúde Mental das Pessoas Idosas, Lidel, 2016
Ortiz, L. A., Carrasco, M. M., & Pérez, M. S. ;Psiquiatría geriátrica, Elsevier Health Sciences., 2021
Spar, J. & La Rue, A;Guia Prático de Psiquiatria Geriátrica, Lidel, 2006
Whitbourne, S. K. E. ;Psychopathology in later adulthood, John Wiley & Sons, Inc, 2000

Métodos de Ensino

Nesta UC consideraram-se as seguintes componentes:
1. téorica a ser leccionada com recurso a metodologia expositiva;
2. teórico-prática onde se pretende efetuar análise e discussão de casos clínico e de temas emergentes, sempre que possível suportados por material audiovisual.

Esta UC funciona em regime de avaliação distribuída (de acordo com o artigo 11º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos - RAC do ISSSP). 

Deste modo: (i) Os estudantes serão avaliados através de 2 provas escritas individuais, com ponderação de 30% cada uma e de um trabalho a realizar individualmente (30%). (ii) Serão aprovados os estudantes que obtenham uma classificação final igual ou superior a dez valores (10), e desde que nas classificações parcelares tenham a nota mínima de seis valores e meio (6,5). (iii) A assiduidade e a participação activa nas aulas serão consideradas na ponderação final da nota (10%). (iv) Os estudantes que obtiverem nota inferior a seis valores e meio (6,5) numa das classificações parcelares (a excepção da última prova realizada) passam automaticamente para exame final. (v) Os estudantes que reprovem na avaliação distribuída só poderão realizar o exame nas épocas de recurso. (vi) Os estudantes abrangidos pelos estatutos de trabalhador estudante (lei 116/1997) e de apoio social a mães e pais estudantes (lei 90/2001) poderão combinar um plano de acompanhamento com os docentes, de forma a poderem cumprir os requisitos de aprendizagem e aplicação prática, sem os quais não poderão ser avaliados.
[OBS: O Plano de acompanhamento deve ser formalmente requerido].
A classificação final, expressa numa escala de 0 a 20 valores, é resultante da realização de uma prova em época de exames (100%).
Esta prova avalia todos os conteúdos programáticos leccionados na unidade curricular


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  39
  Total: 39

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia expositiva foca- se na aquisição de conhecimento teórico acerca das perturbações afetivas e nos distúrbios emocionais do adulto idoso. A análise e discussão de casos clínicos, permitirá aos estudantes familiarizar com os critérios de diagnóstco e especificidades das síndromes psicopatológicas mais comuns na 3ª idade, estimulando a sua participação na componente teórico-prática das aulas. Deste modo, viabiliza-se a transposição para o contexto prático de aspetos teóricos previamente apresentados. A discussão de temas emergentes da geropsicologia procura fomentar o pensamento crítico dos estudantes Em paralelo, esta metodologia de participação ativa estimulará o desenvolvimento pessoal dos estudantes e, sobretudo, o treino de competências de comunicação que constitui uma competência central no futuro trabalho gerontológico.