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Comunicação Técnica e Científica


Código: 23MIS2311    Sigla: CTC
Áreas Científicas: Competências transversais

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
MISIJR Aviso nº 14192/2023, de 27 de Julho 4 ECTS 30

Horas Efetivamente Lecionadas

1TMISIJ

Teórico-Práticas: 0,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,00
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,00
Sandra Raquel Pereira de Aguiar Ricardo Mendes   2,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

  • Competência em organização e planificação;
  • Competência em comunicação oral e escrita;
  • Competência em gestão da informação;
  • Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
  • Competência em análise e síntese;
  • Competência em relações interpessoais;
  • Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
  • Compromisso ético;

Programa

  1. Papel da comunicação científica e técnica.
  2. Processo de publicação, estrutura e revisão de um artigo científico.
  3. Processo de execução de uma apresentação Oral por slides.
  4. Comunicar ciência com os meios de comunicação.
  5. Apresentação oral e na forma de poster e respectiva defesa.
  6. Apresentação de um trabalho científico escrito e sua defesa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

De uma forma genérica,  o/a estudante tem de simultaneamente conhecer as principais técnicas e métodos de comunicação escrita e oral e, ainda, utilizar conhecimentos da área escrita e revisão de artigos científicos; bem como apresentação de oral de comunicações através de posters e ou comunicações em congressos científicos.

Bibliografia Principal

Ceia, C. ;Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª edição, , Editorial Presença., 2003
Ferreira, A.;Wannmacher, C.;Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins, Prisma, 2018. ISBN: ISSN: 1646 - 3153
Gutiérrez-Sánchez, J.D.; Said-Hung, E.; García-Sanjuán, N.;Utilidad de las redes sociales en la divulgación científica de las ciencias sociales en España, Educar 2023, vol. 59/2 387-402, 2023. ISBN: ISSN 2014-8801 (digital)

Métodos de Ensino

Se numa fase inicial uma metodologia expositiva será útil para enquadrar os principais aspetos teóricos, gradualmente metodologias de natureza ativa e experiencial serão privilegiadas, sob diferentes modalidades (individual, pequeno grupo e grande grupo), com resolução de problemas e abordagem de estudo de caso, discussão de notícias dos média, entre outras, no sentido de possibilitar um enquadramento prático integrado e aplicado dos conteúdos abordados. A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual ( 50%). provação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.


Modo de Avaliação

1

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual (50%).


Poderá ainda o/a aluno/a optar por avaliação final, o exame terá uma ponderação de 100%. 

 A aprovação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Como referido esta UC visa, a aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais no domínio da comunicação, através do recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz.