Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Competência em organização e planificação;
Competência em comunicação oral e escrita;
Competência em gestão da informação;
Competência para comunicar com pessoas que não são especialistas na área;
Competência em análise e síntese;
Competência em relações interpessoais;
Competência em entender a linguagem de outros especialistas;
Compromisso ético;
Programa
Papel da comunicação científica e técnica.
Processo de publicação, estrutura e revisão de um artigo científico.
Processo de execução de uma apresentação Oral por slides.
Comunicar ciência com os meios de comunicação.
Apresentação oral e na forma de poster e respectiva defesa.
Apresentação de um trabalho científico escrito e sua defesa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
De uma forma genérica, o/a estudante tem de simultaneamente conhecer as principais técnicas e métodos de comunicação escrita e oral e, ainda, utilizar conhecimentos da área escrita e revisão de artigos científicos; bem como apresentação de oral de comunicações através de posters e ou comunicações em congressos científicos.
Bibliografia Principal
Ceia, C. ;Normas para apresentação de trabalhos científicos. 4ª edição, , Editorial Presença., 2003
Ferreira, A.;Wannmacher, C.;Comunicação científica em livros e capítulos na área de educação e afins, Prisma, 2018. ISBN: ISSN: 1646 - 3153
Gutiérrez-Sánchez, J.D.; Said-Hung, E.; García-Sanjuán, N.;Utilidad de las redes sociales en la divulgación científica de las ciencias sociales en España, Educar 2023, vol. 59/2 387-402, 2023. ISBN: ISSN 2014-8801 (digital)
Métodos de Ensino
Se numa fase inicial uma metodologia expositiva será útil para enquadrar os principais aspetos teóricos, gradualmente metodologias de natureza ativa e experiencial serão privilegiadas, sob diferentes modalidades (individual, pequeno grupo e grande grupo), com resolução de problemas e abordagem de estudo de caso, discussão de notícias dos média, entre outras, no sentido de possibilitar um enquadramento prático integrado e aplicado dos conteúdos abordados. A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual ( 50%). provação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Total:
0
Avaliação Final
A avaliação será através da realização de um trabalho escrito em grupo (50%) e uma apresentação individual (50%).
Poderá ainda o/a aluno/a optar por avaliação final, o exame terá uma ponderação de 100%.
A aprovação para classificações superiores a 9,5 valores no exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Como referido esta UC visa, a aquisição e/ou desenvolvimento de competências de aplicação prática de conceitos e de metodologias essenciais no domínio da comunicação, através do recurso a metodologias de ensino ativas e aplicadas. As metodologias do processo ensino-aprendizagem devem integrar e fomentar esta valência experimental e crítica e, ao mesmo tempo, dar já as bases científicas necessárias para a construção de um profissional autónomo, crítico e capaz.