• EN
  • Ajuda Contextual
  • Imprimir
  • Spotify
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • LinkedIn
Você está em: Início > Cursos > Unidades Curriculares > G2410302
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Economia e Gestão Gerontológica: Perspectivas Teóricas


Código: G2410302    Sigla: EGGPT
Áreas Científicas: Gestão

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 4 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 5 ECTS 32,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1-LG

Teórico-Práticas: 30,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teórico-Práticas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,50
Gabriel Augusto Leite Mota   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Gabriel Augusto Leite Mota   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão introdutória dos principais conceitos económicos e de gestão aplicados ao envelhecimento populacional e ao setor da gerontologia. Pretende-se que os estudantes identifiquem conceitos fundamentais (Lembrar), compreendam as dinâmicas económicas e sociais associadas ao envelhecimento (Compreender) e apliquem noções básicas de economia e gestão à análise de políticas e iniciativas gerontológicas (Aplicar). Os métodos teórico-práticos adotados ¿ com exposição dos conteúdos e resolução de exercícios em aula são compatíveis com os objetivos de aprendizagem, permitindo uma assimilação progressiva e operacional dos conhecimentos, em linha com os primeiros níveis da Taxonomia de Bloom revista.

Programa

1. Introdução à economia do envelhecimento: conceitos-chave e importância social
2. O mercado sénior e a "economia da longevidade"
3. Fundamentos económicos da política pública para o envelhecimento
4. Noções básicas de gestão aplicadas a organizações gerontológicas
5. Impacto económico do envelhecimento nas finanças públicas e privadas
6. Exemplos de práticas inovadoras e políticas internacionais na área
7. O papel da economia criativa e da inovação social no contexto gerontológico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os conteúdos foram selecionados de forma a garantir coerência com os objetivos de aprendizagem definidos para estudantes em início de formação superior e numa área não central da licenciatura. Começa-se pela identificação e memorização de conceitos fundamentais, segue-se a compreensão de mecanismos económicos associados ao envelhecimento, e avança-se para a aplicação de princípios básicos de gestão e economia a casos concretos e realidades do setor gerontológico. Esta progressão permite cumprir os três níveis da Taxonomia de Bloom revista trabalhados nesta UC, assegurando uma aprendizagem gradual e adequada ao perfil dos estudantes.

Bibliografia Principal

Coughlin, J. F.;The Longevity Economy: Unlocking the World's Fastest-Growing, Most Misunderstood Market, PublicAffairs, 2017. ISBN: 9781610396639
Gil, A. P., Canhão, H., Cunha Branco, J. & Pitta Barros, P. ;Desafios do Envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade, Principia Editora, 2022. ISBN: 9789897162817
Klimczuk, A.;Economic Foundations for Creative Ageing Policy, Vol. I: Context and Considerations, Palgrave Macmillan, 2015. ISBN: 9781137466105

Bibliografia Complementar

Piggott, J. & Woodland, A.;Handbook of the Economics of Population Aging, North-Holland, 2016. ISBN: 9780444538437
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Ativo, LIDEL, 2018. ISBN: 9789897523335

Métodos de Ensino

A metodologia da UC combina momentos de exposição teórica com momentos de resolução de exercícios práticos simples, debates orientados e análise de casos exemplificativos. O modelo pedagógico visa uma abordagem centrada na aprendizagem ativa e na consolidação gradual dos conteúdos:

  • Aulas expositivas dialogadas, com apoio de slides e quadros esquemáticos, para promover a identificação e compreensão de conceitos-chave;
  • Atividades práticas em sala, como quizzes, análises de pequenas notícias, gráficos e estatísticas, que visam a aplicação direta dos conteúdos;
  • Discussão orientada de exemplos reais de políticas de envelhecimento ou projetos gerontológicos, com o objetivo de ajudar os estudantes a ligar conceitos a contextos concretos;
  • Utilização pontual de vídeos curtos, excertos de textos e relatórios institucionais como suporte à aprendizagem e estímulo da compreensão aplicada.
Esta abordagem teórico-prática permite que os estudantes adquiram vocabulário técnico básico, reconheçam a relevância socioeconómica do envelhecimento e mobilizem noções de economia e gestão no contexto da gerontologia. A utilização de metodologias acessíveis e orientadas para os níveis iniciais da Taxonomia de Bloom favorece a adaptação ao ensino superior e a consolidação dos conhecimentos de base.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  28,5
Teste  Teste/Exame  2
Teste  Teste/Exame  2
  Total: 32,5

Avaliação Contínua

A avaliação distribuída é exclusivamente baseada em testes de resposta fechada, de modo a garantir objetividade, abrangência e adequação ao perfil de entrada dos estudantes. Os testes incluem:
  • Perguntas de escolha múltipla, para avaliar a capacidade de recordar e reconhecer conceitos e definições (nível Lembrar);
  • Questões de associação, completamento ou verdadeiro/falso, para aferir a compreensão de relações entre conceitos e ideias (nível Compreender);
  • Mini casos com questões de aplicação direta, para testar a capacidade de aplicar conhecimentos a situações concretas e bem delimitadas (nível Aplicar).
Realizam-se dois momentos de avaliação ao longo do semestre:
Teste intermédio (50%) centrado nos primeiros conteúdos da UC, com foco nos conceitos e sua compreensão.
Teste final (50%) abrangendo os conteúdos seguintes, com maior peso nas competências de aplicação.

Avaliação Final

Exame final.

Provas e Trabalhos Especiais

n.a.

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

Exame.

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

Exame.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino teórico-práticas, ativas e graduais estão totalmente alinhadas com os objetivos definidos para os três primeiros níveis da Taxonomia de Bloom revista:
  • A exposição dialogada e os materiais visuais estruturados favorecem a memorização de conceitos-chave;
  • Os exercícios de aplicação em aula e a resolução de casos simples apoiam a compreensão e contextualização dos conteúdos;
  • A análise de práticas e políticas reais permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, sem exigir competências analíticas avançadas que não se esperam neste nível da formação.