Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Esta unidade curricular visa proporcionar aos estudantes uma compreensão introdutória dos principais conceitos económicos e de gestão aplicados ao envelhecimento populacional e ao setor da gerontologia. Pretende-se que os estudantes identifiquem conceitos fundamentais (Lembrar), compreendam as dinâmicas económicas e sociais associadas ao envelhecimento (Compreender) e apliquem noções básicas de economia e gestão à análise de políticas e iniciativas gerontológicas (Aplicar). Os métodos teórico-práticos adotados ¿ com exposição dos conteúdos e resolução de exercícios em aula são compatíveis com os objetivos de aprendizagem, permitindo uma assimilação progressiva e operacional dos conhecimentos, em linha com os primeiros níveis da Taxonomia de Bloom revista.
Programa
1. Introdução à economia do envelhecimento: conceitos-chave e importância social
2. O mercado sénior e a "economia da longevidade"
3. Fundamentos económicos da política pública para o envelhecimento
4. Noções básicas de gestão aplicadas a organizações gerontológicas
5. Impacto económico do envelhecimento nas finanças públicas e privadas
6. Exemplos de práticas inovadoras e políticas internacionais na área
7. O papel da economia criativa e da inovação social no contexto gerontológico
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
Os conteúdos foram selecionados de forma a garantir coerência com os objetivos de aprendizagem definidos para estudantes em início de formação superior e numa área não central da licenciatura. Começa-se pela identificação e memorização de conceitos fundamentais, segue-se a compreensão de mecanismos económicos associados ao envelhecimento, e avança-se para a aplicação de princípios básicos de gestão e economia a casos concretos e realidades do setor gerontológico. Esta progressão permite cumprir os três níveis da Taxonomia de Bloom revista trabalhados nesta UC, assegurando uma aprendizagem gradual e adequada ao perfil dos estudantes.
Bibliografia Principal
Coughlin, J. F.;The Longevity Economy: Unlocking the World's Fastest-Growing, Most Misunderstood Market, PublicAffairs, 2017. ISBN: 9781610396639
Gil, A. P., Canhão, H., Cunha Branco, J. & Pitta Barros, P. ;Desafios do Envelhecimento para a Saúde, a Economia e a Sociedade, Principia Editora, 2022. ISBN: 9789897162817
Klimczuk, A.;Economic Foundations for Creative Ageing Policy, Vol. I: Context and Considerations, Palgrave Macmillan, 2015. ISBN: 9781137466105
Bibliografia Complementar
Piggott, J. & Woodland, A.;Handbook of the Economics of Population Aging, North-Holland, 2016. ISBN: 9780444538437
Ribeiro, O. & Paúl, C.;Manual de Envelhecimento Ativo, LIDEL, 2018. ISBN: 9789897523335
Métodos de Ensino
A metodologia da UC combina momentos de exposição teórica com momentos de resolução de exercícios práticos simples, debates orientados e análise de casos exemplificativos. O modelo pedagógico visa uma abordagem centrada na aprendizagem ativa e na consolidação gradual dos conteúdos:
Aulas expositivas dialogadas, com apoio de slides e quadros esquemáticos, para promover a identificação e compreensão de conceitos-chave;
Atividades práticas em sala, como quizzes, análises de pequenas notícias, gráficos e estatísticas, que visam a aplicação direta dos conteúdos;
Discussão orientada de exemplos reais de políticas de envelhecimento ou projetos gerontológicos, com o objetivo de ajudar os estudantes a ligar conceitos a contextos concretos;
Utilização pontual de vídeos curtos, excertos de textos e relatórios institucionais como suporte à aprendizagem e estímulo da compreensão aplicada.
Esta abordagem teórico-prática permite que os estudantes adquiram vocabulário técnico básico, reconheçam a relevância socioeconómica do envelhecimento e mobilizem noções de economia e gestão no contexto da gerontologia. A utilização de metodologias acessíveis e orientadas para os níveis iniciais da Taxonomia de Bloom favorece a adaptação ao ensino superior e a consolidação dos conhecimentos de base.
Modo de Avaliação
3
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
28,5
Teste
Teste/Exame
2
Teste
Teste/Exame
2
Total:
32,5
Avaliação Contínua
A avaliação distribuída é exclusivamente baseada em testes de resposta fechada, de modo a garantir objetividade, abrangência e adequação ao perfil de entrada dos estudantes. Os testes incluem:
Perguntas de escolha múltipla, para avaliar a capacidade de recordar e reconhecer conceitos e definições (nível Lembrar);
Questões de associação, completamento ou verdadeiro/falso, para aferir a compreensão de relações entre conceitos e ideias (nível Compreender);
Mini casos com questões de aplicação direta, para testar a capacidade de aplicar conhecimentos a situações concretas e bem delimitadas (nível Aplicar).
Realizam-se dois momentos de avaliação ao longo do semestre: Teste intermédio (50%) centrado nos primeiros conteúdos da UC, com foco nos conceitos e sua compreensão. Teste final (50%) abrangendo os conteúdos seguintes, com maior peso nas competências de aplicação.
Avaliação Final
Exame final.
Provas e Trabalhos Especiais
n.a.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
Exame.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
As metodologias de ensino teórico-práticas, ativas e graduais estão totalmente alinhadas com os objetivos definidos para os três primeiros níveis da Taxonomia de Bloom revista:
A exposição dialogada e os materiais visuais estruturados favorecem a memorização de conceitos-chave;
Os exercícios de aplicação em aula e a resolução de casos simples apoiam a compreensão e contextualização dos conteúdos;
A análise de práticas e políticas reais permite a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos, sem exigir competências analíticas avançadas que não se esperam neste nível da formação.