| Código: | G2410303 | Sigla: | IGS | |
| Áreas Científicas: | Gestão e Administração | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | 4 | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 1º | 5 ECTS | 32,5 | 125 |
| Teóricas: | 20,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Pretende-se que o aluno integre conceitos gerais à compreensão do processo de envelhecimento e da Gerontologia como área de síntese interdisciplinar, compreendendo a importância de uma abordagem integrada para a sua intervenção. No final da UC, o estudante: -define e descreve o objeto de estudo da Gerontologia e descreve seu contexto histórico de surgimento ; -identifica os contributos da Gerontologia para a compreensão do desenvolvimento humano nas últimas etapas de vida;-analisa os contributos associados a variáveis como género, cultura e fatores ambientais e socioeconómicos, na diversidade da experiência de envelhecer;-identifica, descreve e distingue as principais abordagens e modelos teóricos da Gerontologia; -problematiza as implicações da discriminação com base na idade (idadismo) a nível individual, social, organizacional e político; e descreve os principais papéis do gerontólogo na área dos serviços e políticas do envelhecimento, e na produção de conhecimento e investigação.
1.Gerontologia Social
1.1. Conceptualização, objeto de estudo e evolução histórica.
1.2. Temas emergentes na investigação.
2. Envelhecimento
2.1. Conceptualização.
2.2. Tipos de envelhecimento (normal vs patológico).
2.3. Heterogeneidade/diversidade na experiência de envelhecer.
2.4. Estudos longitudinais relevantes na área do envelhecimento.
3. Teorias sociais do envelhecimento
3.1. Teoria Social antes de 1961.
3.2. Transformação da teoria (Teoria dos Papéis e Teoria da Atividade).
3.3. Primeira transformação da teoria (Teoria do Desligamento; Gerotranscendência; Teoria da Continuidade).
3.4. Perspetivas teóricas alternativas.
3.5. Segunda transformação da teoria.
4.Conceções/representações sociais sobre a velhice
4.1. Mitos/estereótipos
4.2. Idadismo (ageism) e gerontofobia.
5. O profissional de Gerontologia
5.1. Perfis e papéis.
5.2. Contextos de intervenção.
Esta UC aponta para as principais questões associadas à Gerontologia enquanto disciplina de síntese interdisciplinar e aborda conceitos centrais à compreensão do envelhecimento humano, numa perspetiva biopsicossocial. A UC parte de uma abordagem à evolução histórica da Gerontologia enquanto disciplina científica, bem como dos temas emergentes na investigação nesta área. É feita uma concetualização do envelhecimento, enquanto processo coextensível ao desenvolvimento humano, com foco no seu caráter intra e inter individual. Parte-se seguidamente, para a exploração de abordagens teóricas sociais do envelhecimento. As representações sociais da velhice serão abordadas recorrendo às imagens negativas e positivas mais comuns e às atitudes idadístas e respetivas implicações na sociedade (e, particularmente, nos adultos mais velhos). A UC finaliza com a análise dos perfis/papéis do gerontólogo, com uma análise dos seus contextos de intervenção.
| Dannefer, D., & Philllipson, C.;The SAGE Handbook of Social Gerontology. , London: SAGE., 2010 |
| George, L. K. & Ferraro, K. ;Handbook of Aging and the Social Sciences (8th edition). , London: Academic Press., 2015 |
| Paúl, C.& Ribeiro,O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais. , Lisboa: Lidel., 2011 |
| World Health Organization;Global Report on Ageism. , Geneva: World Health Organization. ¿, 2021 |
| Ribeiro, O., & Paúl, C. ;Manual de envelhecimento activo, Lisboa: Lidel., 2011. ISBN: 978-989-752-333-5 |
| Pereira, F. A. ;Teoria e prática da gerontologia: um guia para cuidadores de idosos., Edição (Brochado), 2012. ISBN: 9789728994341 |
| Fernández-Ballesteros, R. ;Gerontología social. , Pirámide, 2000 |
3
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 32,5 | |
| Trabalho escrito individual | Trabalho laboratorial ou de campo | 32,5 | 2025-12-17 |
| Teste de avaliação escrito individual | Teste/Exame | 2025-01-31 | |
| Total: | 65 |
Os(as) alunos(as) poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1 - Avaliação distribuída, englobando as seguintes componentes: 5% Assiduidade e participação ativa nas aulas; 45% Trabalho escrito individual (ex. realização e análise de uma entrevista a um gerontólogo) e 50% Teste de avaliação escrito individual; OU
2 - Avaliação final ¿ exame escrito individual = 100%
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.
De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP.
Considerando os objectivos da disciplina traçados para os alunos (learning outcomes), e tratando-se de uma UC introdutória, as metodologias de ensino e de avaliação procuram privilegiar a aquisição de conhecimentos teóricos e um primeiro contacto com a realidade empírica dos profissionais de gerontologia. Procura-se, nesse sentido, complementar a exposição de conteúdos por parte do docente com a análise reflexiva e exploratória de documentos alusivos às temáticas abordadas (a bibliografia de apoio permite o estudo de todos os conteúdos programáticos). À componente teórica associa-se uma aproximação empírica aos contextos de intervenção do gerontólogo, seja por meio do trabalho de grupo, seja por meio dos profissionais convidados a partilhar a sua experiência de terreno.