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Introdução à Gerontologia Social


Código: G2410303    Sigla: IGS
Áreas Científicas: Gestão e Administração

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 4 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 5 ECTS 32,5 125

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA1-LG

Teóricas: 20,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,50
Sónia Patrícia Vilar Martins   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Sónia Patrícia Vilar Martins   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Pretende-se que o aluno integre conceitos gerais à compreensão do processo de envelhecimento e da Gerontologia como área de síntese interdisciplinar, compreendendo a importância de uma abordagem integrada para a sua intervenção. No final da UC, o estudante: -define e descreve o objeto de estudo da Gerontologia e descreve seu contexto histórico de surgimento ; -identifica os contributos da Gerontologia para a compreensão do desenvolvimento humano nas últimas etapas de vida;-analisa os contributos associados a variáveis como género, cultura e fatores ambientais e socioeconómicos, na diversidade da experiência de envelhecer;-identifica, descreve e distingue as principais abordagens e modelos teóricos da Gerontologia; -problematiza as implicações da discriminação com base na idade (idadismo) a nível individual, social, organizacional e político; e descreve os principais papéis do gerontólogo na área dos serviços e políticas do envelhecimento, e na produção de conhecimento e investigação.

Programa

1.Gerontologia Social
1.1. Conceptualização, objeto de estudo e evolução histórica.
1.2. Temas emergentes na investigação.

2. Envelhecimento
2.1. Conceptualização.
2.2. Tipos de envelhecimento (normal vs patológico).
2.3. Heterogeneidade/diversidade na experiência de envelhecer.
2.4. Estudos longitudinais relevantes na área do envelhecimento.

3. Teorias sociais do envelhecimento
3.1. Teoria Social antes de 1961.
3.2. Transformação da teoria (Teoria dos Papéis e Teoria da Atividade).
3.3. Primeira transformação da teoria (Teoria do Desligamento; Gerotranscendência; Teoria da Continuidade).
3.4. Perspetivas teóricas alternativas.
3.5. Segunda transformação da teoria.

4.Conceções/representações sociais sobre a velhice
4.1. Mitos/estereótipos
4.2. Idadismo (ageism) e gerontofobia.

5. O profissional de Gerontologia
5.1. Perfis e papéis.
5.2. Contextos de intervenção.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Esta UC aponta para as principais questões associadas à Gerontologia enquanto disciplina de síntese interdisciplinar e aborda conceitos centrais à compreensão do envelhecimento humano, numa perspetiva biopsicossocial. A UC parte de uma abordagem à evolução histórica da Gerontologia enquanto disciplina científica, bem como dos temas emergentes na investigação nesta área. É feita uma concetualização do envelhecimento, enquanto processo coextensível ao desenvolvimento humano, com foco no seu caráter intra e inter individual. Parte-se seguidamente, para a exploração de abordagens teóricas sociais do envelhecimento. As representações sociais da velhice serão abordadas recorrendo às imagens negativas e positivas mais comuns e às atitudes idadístas e respetivas implicações na sociedade (e, particularmente, nos adultos mais velhos). A UC finaliza com a análise dos perfis/papéis do gerontólogo, com uma análise dos seus contextos de intervenção.

Bibliografia Principal

Dannefer, D., & Philllipson, C.;The SAGE Handbook of Social Gerontology. , London: SAGE., 2010
George, L. K. & Ferraro, K. ;Handbook of Aging and the Social Sciences (8th edition). , London: Academic Press., 2015
Paúl, C.& Ribeiro,O. ;Manual de Gerontologia: aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais. , Lisboa: Lidel., 2011
World Health Organization;Global Report on Ageism. , Geneva: World Health Organization. ¿, 2021
Ribeiro, O., & Paúl, C. ;Manual de envelhecimento activo, Lisboa: Lidel., 2011. ISBN: 978-989-752-333-5
Pereira, F. A. ;Teoria e prática da gerontologia: um guia para cuidadores de idosos., Edição (Brochado), 2012. ISBN: 9789728994341
Fernández-Ballesteros, R. ;Gerontología social. , Pirámide, 2000

Métodos de Ensino

As aulas, sendo de natureza teórica-prática, incluem a exposição de conteúdos pelo docente, os quais são complementados pela discussão ativa de textos científicos e análise de casos, bem como pela exploração pedagógica de material audiovisual (e.x. filmes e documentários). As aulas serão assentes num modelo de problematização que promove a iniciativa, participação e interação. Haverá possibilidade de convidar ex-alunos da licenciatura para partilhar experiências profissionais tidas como relevantes para ilustrar o campo de ação e desafios do gerontólogo.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  32,5
Trabalho escrito individual  Trabalho laboratorial ou de campo  32,5 2025-12-17
Teste de avaliação escrito individual  Teste/Exame  2025-01-31
  Total: 65

Avaliação Final

Os(as) alunos(as) poderão optar por uma das seguintes modalidades de avaliação:
1 - Avaliação distribuída, englobando as seguintes componentes: 5% Assiduidade e participação ativa nas aulas; 45% Trabalho escrito individual (ex. realização e análise de uma entrevista a um gerontólogo) e 50% Teste de avaliação escrito individual; OU
2 - Avaliação final ¿ exame escrito individual = 100%


Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. 

Avaliação Especial (TE, DA, ...)

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. 

Melhoria de Classificação Final/Distribuída

De acordo com o Regulamento de Avaliação de Conhecimentos do ISSSP. 

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Considerando os objectivos da disciplina traçados para os alunos (learning outcomes), e tratando-se de uma UC introdutória, as metodologias de ensino e de avaliação procuram privilegiar a aquisição de conhecimentos teóricos e um primeiro contacto com a realidade empírica dos profissionais de gerontologia. Procura-se, nesse sentido, complementar a exposição de conteúdos por parte do docente com a análise reflexiva e exploratória de documentos alusivos às temáticas abordadas (a bibliografia de apoio permite o estudo de todos os conteúdos programáticos). À componente teórica associa-se uma aproximação empírica aos contextos de intervenção do gerontólogo, seja por meio do trabalho de grupo, seja por meio dos profissionais convidados a partilhar a sua experiência de terreno.