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Análise da Institucionalização da Velhice


Código: G2410318    Sigla: AIV
Áreas Científicas: SOCIOLOGIA

Ocorrência: 2025/26 - 1S

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos Horas Contacto Horas Totais
LG 2 Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto 4 ECTS 32,5 100

Horas Efetivamente Lecionadas

TURMA2-LG

Teóricas: 35,00
Inquéritos: 0,00

Docência - Horas

Teóricas: 2,50
Inquéritos: 0,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teóricas Totais 1 2,50
Sara Cristina Dias Melo   2,50
Inquéritos Totais 1 0,00
Sara Cristina Dias Melo   0,00

Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem

Esta unidade curricular proporciona conhecimentos que permitem a compreensão do processo de adaptação das pessoas idosas e das dinâmicas sociais em contexto institucional.  Deste modo, assumem-se como objetivos e competências a adquirir os seguintes:
OA1. Fornecer um quadro teórico sobre a condição social dos idosos em contexto institucional e a sua evolução ao longo do tempo
OA2. Identificar processos de adaptação adotados pelos residentes em instituições de apoio social
OA3. Explorar as alterações da identidade nas pessoas idosas e o impacto da institucionalização
OA4. Identificar estratégias de promoção de envelhecimento ativo e de bem-estar em pessoas idosas residentes em instituições de apoio social
OA5. Identificar boas práticas institucionais no apoio à adaptação dos idosos aquando da admissão
C1. Compreender e mobilizar os principais contributos teóricos e históricos que explicam a construção social da velhice institucionalizada
C2. Analisar criticamente os mecanismos de adaptação institucional dos idosos
C3. Reconhecer e interpretar as dinâmicas de mudança identitária
C4. Propor estratégias e práticas promotoras de envelhecimento ativo e bem-estar com base em princípios de participação, autonomia e dignidade da pessoa idosa


Programa

CP1. Tendências demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio social.

CP2. Fatores preditores da institucionalização.
CP3. Instituições totalitárias e as instituições de apoio às pessoas idosas.
CP4. Institucionalização e as alterações na identidade das pessoas idosas.
CP5. Estratégias de adaptação: estratégias de conformidade e adaptações secundárias.
CP6. Fatores de natureza multidimensional relacionados com o percurso das pessoas mais velhas nas instituições:
CP6.1. Estereótipos e preconceitos
CP6.2. Espaços físicos e ambiente
CP6.3. Avaliação multidimensional (incluindo a história de vida)
CP7. Intervenções e projetos para a promoção dinâmicas sociais mais ativas e adaptativa

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC

Os CP desta unidade curricular estão articulados com os objetivos de aprendizagem definidos, assegurando uma abordagem teórica, crítica e aplicada à análise da institucionalização da velhice. Os CP 1 e 2 fornecem o enquadramento sociodemográfico e histórico necessário à compreensão da condição social dos idosos em contexto institucional (OA1). O CP3 oferece um referencial crítico sobre os modelos institucionais e as suas implicações identitárias (OA2 e OA3). Os CP4 e 5 aprofundam os impactos da institucionalização na identidade dos residentes e os mecanismos de adaptação, sustentando a análise crítica dos processos de conformidade e de resistência, (OA2 e OA3). O CP 6 introduz uma leitura multidimensional da experiência institucional, tratando fatores psicossociais, espaciais e relacionais que influenciam o bem-estar e a adaptação, (OA4 e OA5). O CP 7 propõe a discussão de práticas e projetos promotores de envelhecimento ativo e bem-estar em contexto institucional (OA4 e OA5).

Bibliografia Principal

Andrade, A.¿M., Afonseca, K.¿R., Jube, T.¿A., et al. (2025). Overview of systematic reviews on factors related to the structure and functioning of residential long¿term care facilities for older adults. Geriatrics, 10(3), 64.
Campenhoudt, L. V. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais. , 2003. ISBN: Gravita.
Goffman, E.;Manicómios, prisões e conventos. , Editora Perspectiva, 1990
Gaugler JE, Zmora R, Peterson CM, Mitchell LL, Jutkowitz E, Duval S. What interventions keep older people out of nursing homes? A systematic review and meta-analysis. J Am Geriatr Soc. 2023; 71(11): 3609-3621.
Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. , Coisas de Ler. , 2013
Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.;Portaria n.º 349/2023. Diário da República, 1ª série, 219 (novembro): 27-51., 2013
Paúl, C., Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia., Lidel, 2012
Veigas, S. M., Gomes, C. A. ;A identidade na velhice. , Ambar, 2007

Métodos de Ensino

Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórica, na qual serão utilizados métodos de ensino, nomeadamente do tipo expositivo. Serão igualmente utilizadas metodologias participativas, tais como a promoção de discussão/debate sobre tópicos da UC ou realização de exercícios e atividades na aula que apoiem a consolidação de conhecimentos.


Modo de Avaliação

3

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)  Aulas  0
  Total: 0

Avaliação Final

A avaliação da unidade curricular Análise da Institucionalização da Velhice assenta num modelo formativo e contínuo, adequado à natureza teórica da disciplina. Este modelo visa aferir o domínio dos conteúdos, a capacidade de análise crítica e a compreensão reflexiva das dinâmicas sociais, institucionais e identitárias associadas à velhice institucionalizada.
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída organiza-se em dois momentos principais:
¿ Teste escrito individual (50%)
Este teste tem como objetivo avaliar a compreensão teórica dos conceitos-chave da unidade curricular, a articulação entre teorias sociológicas e gerontológicas e a capacidade de análise crítica das implicações sociais da institucionalização da velhice. Os/as estudantes deverão demonstrar conhecimento das abordagens clássicas e contemporâneas sobre o envelhecimento institucionalizado, bem como das consequências sociais, identitárias e simbólicas associadas.

¿ Trabalho individual escrito com apresentação oral (40%)
Consiste na redação de um ensaio teórico sobre um tema da unidade curricular, com base em bibliografia científica. Esta atividade visa desenvolver a capacidade de leitura crítica, interpretação, síntese e argumentação estruturada. O ensaio deve demonstrar articulação entre o referencial teórico e os desafios sociais associados à institucionalização, nomeadamente no que respeita à identidade, bem-estar e estratégias institucionais. Este trabalho escrito conta com uma componente de apresentação oral com avaliação centrada na capacidade de comunicação, apropriação de conceitos e articulação teórica.

¿ Participação em aula e atividades colaborativas (10%) ¿ Acompanhamento do envolvimento nas dinâmicas pedagógicas, leituras, debates e metodologias ativas. Serão valorizadas a escuta ativa, cooperação, argumentação fundamentada e criatividade.

2. Modalidade alternativa: Exame final (100%)

Provas e Trabalhos Especiais

De acordo com o RAC do ISSSP.

Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A avaliação da unidade curricular Análise da Institucionalização da Velhice assenta num modelo formativo e contínuo, adequado à natureza teórica da disciplina. Este modelo visa aferir o domínio dos conteúdos, a capacidade de análise crítica e a compreensão reflexiva das dinâmicas sociais, institucionais e identitárias associadas à velhice institucionalizada.
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída organiza-se em dois momentos principais:
Teste escrito individual (50%)
Este teste tem como objetivo avaliar a compreensão teórica dos conceitos-chave da unidade curricular, a articulação entre teorias sociológicas e gerontológicas e a capacidade de análise crítica das implicações sociais da institucionalização da velhice. Os/as estudantes deverão demonstrar conhecimento das abordagens clássicas e contemporâneas sobre o envelhecimento institucionalizado, bem como das consequências sociais, identitárias e simbólicas associadas.

Trabalho individual escrito com apresentação oral (40%)
Consiste na redação de um ensaio teórico sobre um tema da unidade curricular, com base em bibliografia científica. Esta atividade visa desenvolver a capacidade de leitura crítica, interpretação, síntese e argumentação estruturada. O ensaio deve demonstrar articulação entre o referencial teórico e os desafios sociais associados à institucionalização, nomeadamente no que respeita à identidade, bem-estar e estratégias institucionais. Este trabalho escrito conta com uma componente de apresentação oral com avaliação centrada na capacidade de comunicação, apropriação de conceitos e articulação teórica.

Participação em aula e atividades colaborativas (10%) - Acompanhamento do envolvimento nas dinâmicas pedagógicas, leituras, debates e metodologias ativas. Serão valorizadas a escuta ativa, cooperação, argumentação fundamentada e criatividade.

2. Modalidade alternativa: Exame final (100%)