| Código: | G2410318 | Sigla: | AIV | |
| Áreas Científicas: | SOCIOLOGIA | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | 2 | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 2º | 4 ECTS | 32,5 | 100 |
| Teóricas: | 35,00 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
|
CP1. Tendências demográficas e de outras tendências sociais, bem como as dificuldades e as oportunidades que estas tendências colocam para as instituições de apoio social.
CP2. Fatores preditores da institucionalização.Os CP desta unidade curricular estão articulados com os objetivos de aprendizagem definidos, assegurando uma abordagem teórica, crítica e aplicada à análise da institucionalização da velhice. Os CP 1 e 2 fornecem o enquadramento sociodemográfico e histórico necessário à compreensão da condição social dos idosos em contexto institucional (OA1). O CP3 oferece um referencial crítico sobre os modelos institucionais e as suas implicações identitárias (OA2 e OA3). Os CP4 e 5 aprofundam os impactos da institucionalização na identidade dos residentes e os mecanismos de adaptação, sustentando a análise crítica dos processos de conformidade e de resistência, (OA2 e OA3). O CP 6 introduz uma leitura multidimensional da experiência institucional, tratando fatores psicossociais, espaciais e relacionais que influenciam o bem-estar e a adaptação, (OA4 e OA5). O CP 7 propõe a discussão de práticas e projetos promotores de envelhecimento ativo e bem-estar em contexto institucional (OA4 e OA5).
| Andrade, A.¿M., Afonseca, K.¿R., Jube, T.¿A., et al. (2025). Overview of systematic reviews on factors related to the structure and functioning of residential long¿term care facilities for older adults. Geriatrics, 10(3), 64. |
| Campenhoudt, L. V. ;Introdução à análise dos fenómenos sociais. , 2003. ISBN: Gravita. |
| Goffman, E.;Manicómios, prisões e conventos. , Editora Perspectiva, 1990 |
| Gaugler JE, Zmora R, Peterson CM, Mitchell LL, Jutkowitz E, Duval S. What interventions keep older people out of nursing homes? A systematic review and meta-analysis. J Am Geriatr Soc. 2023; 71(11): 3609-3621. |
| Guedes, J. ;Viver num Lar de Idosos. , Coisas de Ler. , 2013 |
| Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.;Portaria n.º 349/2023. Diário da República, 1ª série, 219 (novembro): 27-51., 2013 |
| Paúl, C., Ribeiro, O. ;Manual de Gerontologia., Lidel, 2012 |
| Veigas, S. M., Gomes, C. A. ;A identidade na velhice. , Ambar, 2007 |
Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórica, na qual serão utilizados métodos de ensino, nomeadamente do tipo expositivo. Serão igualmente utilizadas metodologias participativas, tais como a promoção de discussão/debate sobre tópicos da UC ou realização de exercícios e atividades na aula que apoiem a consolidação de conhecimentos.
3
| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
| Total: | 0 |
A avaliação da unidade curricular Análise da Institucionalização da Velhice assenta num modelo formativo e contínuo, adequado à natureza teórica da disciplina. Este modelo visa aferir o domínio dos conteúdos, a capacidade de análise crítica e a compreensão reflexiva das dinâmicas sociais, institucionais e identitárias associadas à velhice institucionalizada.
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída organiza-se em dois momentos principais:
¿ Teste escrito individual (50%)
Este teste tem como objetivo avaliar a compreensão teórica dos conceitos-chave da unidade curricular, a articulação entre teorias sociológicas e gerontológicas e a capacidade de análise crítica das implicações sociais da institucionalização da velhice. Os/as estudantes deverão demonstrar conhecimento das abordagens clássicas e contemporâneas sobre o envelhecimento institucionalizado, bem como das consequências sociais, identitárias e simbólicas associadas.
¿ Trabalho individual escrito com apresentação oral (40%)
Consiste na redação de um ensaio teórico sobre um tema da unidade curricular, com base em bibliografia científica. Esta atividade visa desenvolver a capacidade de leitura crítica, interpretação, síntese e argumentação estruturada. O ensaio deve demonstrar articulação entre o referencial teórico e os desafios sociais associados à institucionalização, nomeadamente no que respeita à identidade, bem-estar e estratégias institucionais. Este trabalho escrito conta com uma componente de apresentação oral com avaliação centrada na capacidade de comunicação, apropriação de conceitos e articulação teórica.
¿ Participação em aula e atividades colaborativas (10%) ¿ Acompanhamento do envolvimento nas dinâmicas pedagógicas, leituras, debates e metodologias ativas. Serão valorizadas a escuta ativa, cooperação, argumentação fundamentada e criatividade.
2. Modalidade alternativa: Exame final (100%)
De acordo com o RAC do ISSSP.
A avaliação da unidade curricular Análise da Institucionalização da Velhice assenta num modelo formativo e contínuo, adequado à natureza teórica da disciplina. Este modelo visa aferir o domínio dos conteúdos, a capacidade de análise crítica e a compreensão reflexiva das dinâmicas sociais, institucionais e identitárias associadas à velhice institucionalizada.
1. Avaliação distribuída
A avaliação distribuída organiza-se em dois momentos principais:
Teste escrito individual (50%)
Este teste tem como objetivo avaliar a compreensão teórica dos conceitos-chave da unidade curricular, a articulação entre teorias sociológicas e gerontológicas e a capacidade de análise crítica das implicações sociais da institucionalização da velhice. Os/as estudantes deverão demonstrar conhecimento das abordagens clássicas e contemporâneas sobre o envelhecimento institucionalizado, bem como das consequências sociais, identitárias e simbólicas associadas.
Trabalho individual escrito com apresentação oral (40%)
Consiste na redação de um ensaio teórico sobre um tema da unidade curricular, com base em bibliografia científica. Esta atividade visa desenvolver a capacidade de leitura crítica, interpretação, síntese e argumentação estruturada. O ensaio deve demonstrar articulação entre o referencial teórico e os desafios sociais associados à institucionalização, nomeadamente no que respeita à identidade, bem-estar e estratégias institucionais. Este trabalho escrito conta com uma componente de apresentação oral com avaliação centrada na capacidade de comunicação, apropriação de conceitos e articulação teórica.
Participação em aula e atividades colaborativas (10%) - Acompanhamento do envolvimento nas dinâmicas pedagógicas, leituras, debates e metodologias ativas. Serão valorizadas a escuta ativa, cooperação, argumentação fundamentada e criatividade.
2. Modalidade alternativa: Exame final (100%)