| Código: | G2410325 | Sigla: | ARPS1 | |
| Áreas Científicas: | Gerontologia Aplicada | |||
| Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|
| LG | 8 | Aviso nº 18228/2024/2, de 21 de Agosto | 3º | 4 ECTS | 32,5 | 100 |
| Teórico-Práticas: | 27,50 |
| Inquéritos: | 0,00 |
Docência - Horas
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Conhecimentos teórico-práticos que permitem recolher informação pertinente para medir a qualidade da oferta de serviços para pessoas mais velhas:
1. Evolução do conceito de qualidade;
2. Valores fundamentais da Gestão da Qualidade;
3. Implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade;
4. Qualidade e certificação;
Os conteúdos desta unidade curricular foram definidos de forma a promover a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de competências nos(as) estudantes, no que concerne a ferramentas, técnicas e construtos fundamentais no âmbito da gestão organizacional e qualidade das respostas sociais.
| Andrade, A (Coord.);Programa Qualidade do Ministério da Segurança Social e do Trabalho: Um Modelo Integrado de Aplicação da CAF, Lisboa: Secretaria-Geral do Ministério da Segurança Social e do Trabalho,, 2004 |
| APCER;Guia do utilizador ISO 9001:2015, Lisboa: APCER, 2015 (apcergroup.com/pt/certificacao/pesquisa-de-normas/81/iso-9001) |
| Instituto da Segurança Social;Manual de Avaliação da Qualidade. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social, 2007 |
| Instituto da Segurança Social;Manual de Processos-Chave. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007 |
| Instituto da Segurança Social ;;Questionário de avaliação da satisfação. Estrutura Residencial para Idosos, Lisboa: Instituto da Segurança Social , 2007 |
| Grupo de Coordenação do Plano de Auditoria Social CID Crianças, Idosos e Deficientes ;Cidadania, Instituições e Direitos; Manual de Boas Práticas: um guia para o acolhimento residencial das pessoas mais velhas, Lisboa: Instituto da Segurança Social, I.P., 2005 |
| Paulos, C.;Gestão de Instituições para Idosos: Qualidade, Humanidade e Eficiência em Cuidados Geriátricos, Dashofer Holding Ltd, 2010 |
| Sampaio, P.; Paiva, A.; Capelas, L. (coord.);Sistemas de Gestão da Qualidade, Lisboa: Edições Sílabo, 2010 |
| Santos, P.;Gestão de Organizações Sociais: Diagnóstico. Planeamento, Acompanhamento e Avaliação, Edições Esgotadas, 2021 |
Trata-se de uma unidade curricular de natureza teórico-prática, pelo que articulará metodologias expositivas (com apresentação teórica do modelo de avaliação da qualidade selecionado), participativas (brainstorming, promoção de debate), colaborativas (trabalhos de grupo), de resolução de problemas (análise de casos, resolução de exercícios) e de pesquisa (análise crítica de material escrito e/ou audiovisual).
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| Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
|---|---|---|---|
| Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
| Total: | 0 |
Avaliação Distribuída:
Realização de uma ficha de avaliação individual ¿ 30%
Realização de um trabalho prático ¿ 70%
De acordo com o Regulamento de Conhecimentos da Licenciatura em Serviço Social e em Gerontologia Social do ISSSP.
As metodologias de ensino propostas visam o desenvolvimento integrado nos estudantes dos conhecimentos referidos nos conteúdos programáticos e a concretização dos objetivos e competências estabelecidos.