Objectivos, Competências e Resultados de aprendizagem
Pretende-se que o aluno analise uma organização prestadora de cuidados, dando ênfase à dimensão relacional e à prestação de serviços, considerando o contexto jurídico-legal e social da organização e sua missão.
Espera-se que no final da UC o aluno seja capaz de: (i) utilizar diferentes contributos das teorias organizacionais reconhecendo as implicações de um modo de gestão tradicional ou de uma gestão inovadora, orientada para as necessidades dos utilizadores e para o desenvolvimento social;
(ii) selecionar os melhores métodos, técnicas e instrumentos de recolha de informação que espelhem os vários níveis de funcionamento da organização; (iii) realizar um diagnóstico institucional, destacando as relações entre atores e a qualidade de serviços proporcionados; (iv) desenvolver relações sustentadas com pessoas idosas, famílias, cuidadores e direção; (v) reconhecer práticas e modos de funcionamento organizacional estereotipados que estimulem à fragilidade e à relegação social na velhice.
Programa
1. Modos de conhecer e fazer em gerontologia social 1.1 O envelhecimento experienciado num determinado equipamento/serviço gerontológico ¿ articulação das abordagens teóricas que refletem acerca do fenómeno organizacional e seus respetivos funcionamentos 1.2 A condução dos processos de integração e participação nos contextos de estágio 1.3 A comunicação e a relação interpessoal com os idosos, famílias e com as equipas multidisciplinares 1.4 Construção do diagnóstico institucional ¿ seleção ou construção de instrumentos de recolha de dados (grelhas de observação institucional; guião de entrevista aos profissionais e/ou idosos), recolha e análise da informação relativa à caracterização dos agentes, funcionamentos e serviços institucionais 1.5 Papéis profissionais dos vários elementos que compõem a equipa de profissionais ¿ o papel do gerontólogo.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos da UC
A integração dos alunos num determinado equipamento/organização prestadora de cuidados obriga a problematizar diferentes contributos das teorias organizacionais que nos permitem reconhecer as implicações de um modo de gestão tradicional ou inovador e orientado para as necessidades dos utilizadores e para o desenvolvimento social. Com esta base teórica os alunos estarão aptos a produzir diagnósticos institucionais capazes de refletir domínios fundamentais do funcionamento organizacional: regras e normas quotidianas e participação dos diversos agentes na sua definição; relações entre os diversos atores; recursos materiais; condições funcionais e arquitetónicas; oferta em matéria de serviços e atividades quotidianas. A realização do diagnóstico institucional obriga a uma seleção ou à construção de instrumentos de recolha de dados adequados e que espelhem os vários níveis de funcionamento da organização. Destaca-se o papel do gerontólogo na articulação com idosos, famílias e cuidadores.
Bibliografia Principal
Brooker, D., & Latham, I.;Person-Centred Dementia Care: Making Services Better (The VIPS Framework) (2nd ed.), Jessica Kingsley Publishers, 2015
Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. ;Manual de Comportamento Organizacional e Gestão (9ª ed.), Editora RH, 2020
Dannefer, D. & Phillipson, C.;The sage handbook of social gerontology. , Los Angeles: Sage, 2010
Martins, E. C. ;Gerontologia. Gerontagogia. Animação Cultural em Idosos, Lisboa: Editorial Cáritas, 2013
Guedes, J ;Viver num lar de Idosos: Identidade em Risco ou Identidade Riscada, Lisboa: Coisas de Ler , 2012
Ribeiro, O., & Paúl, C. ;Manual de Gerontologia: Aspetos Biocomportamentais, Psicológicos e Sociais do Envelhecimento, Lidel, 2011
Kitwood, T.;Dementia Reconsidered: The Person Comes First, Open University Press, 1997
Métodos de Ensino
Pretende-se que os alunos tenham oportunidade de observar e debater problemas inerentes à prática, traduzindo saberes teóricos em programas de ação, em permanente aperfeiçoamento. Assim, as aulas serão do tipo teórico-prático, assentes em estratégias pedagógicas que favoreçam a aprendizagem ativa e a problematização das experiências observadas nos estágios; exposição de conteúdos com recurso a elementos convencionais e multimédia; debates ou trabalhos de grupo sobre ações a planear e a desenvolver; role-playing em torno do treino de competências direcionadas para o enfrentamento de situações reais; discussão orientada de textos científicos e seminários direcionados para o conhecimento de projetos diversificados nesta área.
Modo de Avaliação
1
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição
Tipo
Tempo (horas)
Data de Conclusão
Participação presencial (estimativa)
Aulas
0
Assiduidade e participação ativa nas aulas - 10%
Participação Presencial
Relatório de estágio - 40%
Relatório/Dissertação
Qualidade do trabalho de estágio - 50%
Estágio
Total:
0
Avaliação Contínua
A avaliação é contínua, integrando: trabalhos realizados ao longo do semestre que serão integrados no e-portefólio definido para a turma; assiduidade e participação ativa nas aulas e no estágio; relatório final. A avaliação integrará também o parecer do orientador local, relativamente ao desempenho do aluno no estágio.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Considerando os objetivos da disciplina traçados para os alunos, as metodologias de ensino procuram privilegiar condições pedagógicas favorecedoras da articulação entre conhecimento teórico e sua operacionalização. Neste sentido, os objetivos desta UC pressupõem não uma abordagem meramente expositiva de diferentes contributos das teorias organizacionais, mas uma problematização dos mesmos e respetivas implicações para a análise acerca dos modos de gestão e funcionamento das instituições acolhedoras de estágios. A par de uma leitura orientada e discussão de textos científicos desenvolver-se-ão exercícios práticos e em grupo que fomentem uma atitude participativa e crítica orientada quer para a análise dos modos de gestão tradicional, caracterizados por uma débil comunicação entre os vários agentes institucionais e por uma relegação dos papéis das pessoas idosas, quer para uma gestão inovadora, orientada para as necessidades dos utilizadores, valorização dos seus interesses e para o desenvolvimento social. A natureza teórico-prática da unidade curricular permitirá, ainda, o acompanhamento da construção dos diagnósticos institucionais, realizados com base em instrumentos de recolha de dados diversificados, incidindo em torno de dimensões várias do funcionamento institucional. Os exercícios de debate em grupo e role-playing permitem treinar competências que favoreçam a construção de uma relação eficaz com idosos, famílias e com as equipas multidisciplinares, facilitando a articulação com os diversos agentes institucionais. Sempre que possível poderão ser convidados profissionais que operem na área da gerontologia social para apresentarem os seus projetos e modelos de trabalho.